Se você quer levar o seu negócio digital a um novo patamar, aumentando a sua presença digital e a sua visibilidade, melhorar o SEO do seu site é um passo muito importante e indispensável.
O SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Motores de Busca) é um conjunto de técnicas que garante que o Google e outros mecanismos de busca encontrem e divulguem os seus conteúdos para o usuário. Ou seja, sem essas técnicas e estratégias, dificilmente você irá conseguir bons resultados orgânicos para a sua marca.
Por isso, quando falamos de melhorar o SEO de um site, estamos falando de trazer novas pessoas para ele, conquistar novos clientes, realizar mais vendas e muito mais!
Se esse é o seu objetivo, confira o que pode ser feito para alcançar essa melhoria.
SEO 360
Uma das principais formas de melhorar o SEO de um site é o SEO 360, que diz respeito ao projeto que possui as 3 frentes estratégicas de SEO: conteúdo, link building e técnico.
Praticar o SEO 360 é a melhor alternativa para garantir a otimização de sites. É importante que haja esse equilíbrio para que as áreas do SEO se complementem e tragam os resultados esperados.
A parte técnica é a responsável por garantir que o usuário tenha uma experiência melhor no site, fazendo com que o Google o recomende para mais pessoas. O conteúdo, por sua vez, é responsável por criar relevância e atrair o público-alvo para o site.
Por fim, link building é a estratégia de procurar sites parceiros que tenham uma boa autoridade e gerar links desses sites para o que queremos otimizar, aumentando a autoridade do domínio, que fará com que o Google confie mais no site.
Agora que você já entendeu o básico de cada uma dessas áreas, vamos entender como trabalhamos com o SEO 360 na prática.
Análises técnicas
Começando pela parte técnica, muitas ações que podem ser vistas como pequenas e simples de aplicar são responsáveis por grande parte dos resultados nos buscadores. Confira.
Heading tags
As heading tags são como uma divisão de níveis hierárquicos. No texto, elas são representadas pelas tags H1, H2, H3. Se você já fez um sumário, sabe como funciona. Existem os tópicos principais, os subtópicos e por aí em diante.
Um ótimo exemplo para entendermos essa estruturação é pensarmos na Terra como sendo o título H1, o continente como o H2, o país como o H3, e assim segue a contagem. Elas trazem sentido ao texto e oferecem uma melhor visibilidade sobre os tópicos presentes.
A otimização de heading tags garante que o usuário se localize melhor no texto, além de permitir que o Google entenda de que se trata cada parte do conteúdo e possa recomendá-lo da melhor maneira.
Tags title e meta description
Uma página otimizada precisa ter um título e uma meta description. Essas tags são as que são mostradas para o usuário na SERP (Search Engine Results Page – Página de Resultados da Busca Orgânica).
Sem isso, as chances do seu site aparecer na primeira página do Google de forma orgânica são muito pequenas. Essas informações devem estar em todos os conteúdos inseridos no site, e devem ser únicas para cada página.
Alt text e tamanho das imagens
O alt text, ou texto alternativo, é a descrição que você fará para as imagens do seu site. Mais uma vez, é uma forma do Google encontrar esse conteúdo e inseri-lo nas opções de busca de um usuário.
O alt text é lido por leitores de tela usados por pessoas cegas ou com baixa visão. Portanto, utilizá-los da maneira correta garante que o seu site esteja acessível para pessoas com deficiência.
Além disso, o tamanho da imagem também possui relevância no SEO, sendo que, dependendo do peso que ela tiver, poderá acabar prejudicando o carregamento de página e, consequentemente, os seus resultados.
Compressão de Javascript e CSS
A compressão de códigos, como do Javascript e do CSS, é uma ação que irá resultar em uma maior velocidade por conta da remoção de dados repetidos ou que não são mais úteis.
Além de não afetar o funcionamento deles, irá garantir que o seu site esteja mais leve e possa carregar com mais agilidade. O tempo de carregamento de página é muito importante, portanto essa se torna uma ação necessária se estiver em busca de bons resultados.
Links quebrados
Os links quebrados podem passar desconfiança para o usuário ou apenas frustrá-lo quando tenta entrar em uma página por meio desses links.
Eles dizem respeito àqueles links que não existem e levam a uma página de erro 404. É preciso retirar esses links do site, ou atualizá-los, para garantir que o usuário não tenha problemas deste tipo.
Conteúdo otimizado
Chamamos de conteúdo otimizado aquele que é feito visando a relevância que terá para o usuário. Esses conteúdos são muito importantes para o SEO de um site ou de uma loja virtual. Afinal, alcançar o público certo é fundamental para que haja bons resultados.
Além de bem pensados e escritos, devem conter palavras-chave que ajudarão o Google a realizar a identificação.
Link building
Por fim, temos a estratégia de link building. Ela oferece a oportunidade de expandir o seu conteúdo para novos públicos ou alcançar mais pessoas do seu próprio nicho.
Para realizar o link building, basta inserir o link de seu conteúdo em um outro site – e vice-versa. Ele pode acontecer de forma espontânea e natural, como quando gostamos de um conteúdo, citamos, e linkamos o mesmo para garantir que ele receba os créditos, ou como uma estratégia.
De qualquer forma, o link building garante que a autoridade do domínio aumente, criando uma maior relevância para o site para com o Google, que terá mais confiança ao indicar o seu site para mais pessoas.
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Muitas empresas hoje possuem a vantagem de ter um site com autoridade, o que tem resultado em mais visibilidade e reconhecimento para os negócios.
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