Hoje em dia, as estratégias de vendas devem estar muito mais atreladas com a atração de clientes por meios que não seja promover logo de cara um produto ou serviço, é preciso saber inovar e utilizar estratégias para reter a atenção e o interesse do usuário para que, quando for a hora de falar sobre a venda, ele esteja completamente imerso na história.
É por isso que contamos com uma variedade de estratégias de marketing, cada uma delas realizando um papel diferente para que uma empresa alcance bons resultados. Entre essas estratégias, temos o marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo trata-se de uma das diversas estratégias de marketing, tendo como foco a criação e compartilhamento de conteúdos que gerem valor ao público-alvo e que sejam relevantes de algum modo. Com isso, é possível atrair novos usuários, gerar interesse da parte deles e conseguir reter mais pessoas dentro de um público-alvo pré-definido.
Ele promove a ideia de não ir diretamente à venda de um produto e/ou serviço, se preocupando primeiro com oferecer informações úteis ao público que gerem conhecimento, entretenimento, etc.
O principal objetivo desta estratégia de marketing é conseguir ter um relacionamento mais próximo com seus clientes, o que irá contribuir para o aumento na confiança pela marca e também contribuirá para gerar autoridade. E, a partir disso, temos o aumento das vendas e da visibilidade do negócio.
E o marketing de conteúdo pode contar com uma variedade de possibilidades quando o assunto é a criação de conteúdo, podendo ser em formato de vídeo, imagens, infográfico, guias, e-books, aulas e muito mais. Isso será definido também junto da estratégia, afinal, é preciso utilizar o que irá chamar a atenção do seu público.
Estratégias de marketing de conteúdo
Blog
O blog é um meio para produzir conteúdos ricos para o seu público-alvo, sendo um dos meios mais utilizados no marketing de conteúdo. Além disso, através dele é possível utilizar plugins e outras ferramentas para impulsionar o SEO e melhorar a visibilidade do site nos mecanismos de busca.
Redes sociais
As redes sociais se tornaram grandes aliadas das marcas, sendo onde a maioria das pessoas está presente no meio digital. As possibilidades de criação de conteúdo para essas redes são variadas, o que permite comunicar de maneiras diferentes e de uma forma mais próxima ao cliente.
E-mail marketing
O e-mail marketing, apesar de ser muito desvalorizado por muitas empresas, é um excelente meio para trabalhar o marketing de conteúdo. E com a ajuda da automação de marketing, se torna ainda mais acessível e fácil de comunicar.
Marketing de influência
E também temos o marketing de influência, que é feito através de pessoas que já possuem um alto nível de influência nas redes sociais e outros canais online.
Como aumentar vendas com marketing de conteúdo
Conheça bem o seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo é indispensável quando o desejo é ter bons resultados com o marketing de conteúdo – assim como em qualquer outra estratégia. A partir dele, você consegue entender qual a melhor maneira de se comunicar com o seu conteúdo, para quem deve falar, etc.
Foque na qualidade do conteúdo
Não adianta produzir vários conteúdos e não agregar valor a eles, é preciso investir em conteúdos de qualidade, que sejam do interesse do usuário, que agreguem algo a eles e, consequentemente, façam com que eles permaneçam acompanhando os próximos e confiem na marca.
Utilize diferentes formatos de conteúdo
Se você ainda não possui métricas para entender as melhores formas de se comunicar com o seu público, uma boa ideia é realizar testes de formatos diferentes. Assim, você conseguirá entender quais engajam melhor.
Produza materiais ricos
Os materiais ricos são aqueles conteúdos exclusivos, gratuitos, que possam oferecer bastante conhecimento ao usuário. Por exemplo, você pode criar e-books, realizar workshops e outras ações que gerem valor.
Invista em SEO
Investir em Consultoria SEO é fundamental para conseguir aumentar suas vendas com marketing de conteúdo, afinal, eles estão interligados quando o assunto é conteúdo e vendas. O SEO será o responsável por garantir que o seu conteúdo seja visto por um maior número de pessoas, através da otimização de sites para que apareçam e se destaquem nos principais mecanismos de busca.
Utilize CTAs
Os CTAs são as chamadas para a ação que deve ser feita no momento certo, convidando o usuário a adquirir um produto, realizar uma inscrição, etc. Eles podem estar presentes dentro de um e-mail marketing, em uma página de vendas e em vários outros conteúdos produzidos pela marca. Mas, devem ser utilizados no momento certo.
Mensure seus resultados!
Por fim, não se esqueça de mensurar os seus resultados! É a partir destes dados que você saberá qual caminho seguir, o que tem funcionado e o que precisa mudar na sua estratégia de marketing de conteúdo além de muitas outras informações úteis para o sucesso do seu negócio.