Saber se o ChatGPT vai acabar com o marketing digital é uma dúvida que tem aterrorizado muitos profissionais de marketing digital nos últimos meses, afinal, com a chegada dessa nova inteligência artificial muitos processos mudaram. Mas, será que podemos ver isso como uma verdadeira ameaça para o marketing?
O que é o ChatGPT?
Já que estamos falando de ChatGPT, vamos até ele perguntar o que ele diz sobre si mesmo? A resposta foi a seguinte:
“O ChatGPT é um modelo de linguagem AI (Inteligência Artificial) desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT-3.5. Ele é projetado para responder a perguntas, fornecer informações e gerar respostas coerentes em uma conversa textual.”
Para que o ChatGPT pudesse oferecer respostas para tantas perguntas, ele recebeu um treinamento, ou seja, informações foram fornecidas à ele, contendo uma diversidade de dados textuais com o intuito de que ele aprendesse a se comunicar mais como nós, humanos, costumamos falar.
É uma versão mais avançada de um chatbot, por exemplo, podendo oferecer respostas diversas sem parecer algo automatizado.
Mas, ainda assim, ele possui suas limitações. Não é qualquer resposta que o chat consegue fornecer, e muitas vezes ele acaba se enganando ou sendo enganado (temos visto muitas brincadeiras relacionadas à IA nos últimos meses). Mas, ainda assim, seu potencial é significativo.
O ChatGPT vai acabar com os anúncios e com o SEO?
Não mesmo, muito pelo contrário! O ChatGPT já tem se tornado um grande aliado de agências e outras empresas que criam anúncios e utilizam estratégias de SEO em suas campanhas.
Infelizmente, muitos estão preocupados apenas com as mudanças que o ChatGPT vem propondo, ou seja, o medo da mudança é o que faz eles culparem a tecnologia por avançar. Para que ele deixe de ser visto como uma ameaça, é preciso que os profissionais da área comecem a estudá-lo e buscar formas de utilizá-lo ao seu favor.
O ChatGPT como aliado dos profissionais de marketing digital
Dessa forma, existem diversas maneiras de como utilizar o ChatGPT a favor dos profissionais de marketing digital. Por exemplo, ele pode contribuir para a geração de milhares de ideias para que você consiga produzir novos conteúdos, sendo uma ótima inspiração para o time de conteúdo.
Além disso, ele pode ajudar no atendimento ao cliente na geração de respostas rápidas e eficazes para fornecer um atendimento muito mais ágil e atendendo às expectativas do cliente.
Também é possível utilizar o ChatGPT para revisão de conteúdos, análise de dados, otimizar anúncios no Google Ads, otimizar técnicas de SEO e muito mais! Eles não substituem o trabalho do profissional de marketing digital, mas irão contribuir para tarefas mais ágeis, mais objetivas e certeiras.
Claro, isso só é possível porque há um profissional do outro lado da tela, afinal, sem este profissional para lapidar as informações, construir ideias dentro das recomendações e realizar todos os processos da Consultoria SEO e marketing, a IA acabaria sendo inútil, por exemplo, para uma pessoa que não se familiariza com o assunto.
Não precisamos ter medo da inovação. Precisamos nos reinventar!
Uma coisa é certa, muitas pessoas que se dizem profissionais irão perder com a chegada do ChatGPT, mas por não verem as possibilidades dentro dessa IA.
Enquanto isso, os verdadeiros profissionais, como agências de marketing digital, copywriters, etc, irão aprender a utilizar essa ferramenta ao seu favor para otimizar o trabalho e gerar ainda mais resultados – se você ainda não está fazendo isso, comece a se preocupar.
Aprender a se reinventar é algo que a humanidade faz desde os primórdios, afinal, estamos em constante mudança e, para evoluir, é preciso saber se adaptar.
Não tenha medo da inovação, aprenda com ela e tire proveito das novas possibilidades.