O Google está sempre oferecendo novas atualizações em seus algoritmos, afinal, a tecnologia vai avançando e novos critérios precisam ser criados para melhorar a experiência do usuário ao navegar em seu mecanismo de busca.
Nos últimos meses, os primeiros de 2023, tivemos duas atualizações que deram o que falar entre os produtos de conteúdo e, principalmente, entre os profissionais de SEO.
A seguir, vamos conferir quais foram essas atualizações e no que elas afetam as estratégias de SEO.
Confira as últimas atualizações do Google:
Em 2023, o Google começou com duas grandes atualizações que mudaram muitos algoritmos e a forma como comunicar na web. São elas:
Fevereiro: Product Reviews Update
O Product Reviews Update foi a primeira grande atualização do Google no ano de 2023, acontecendo no dia 21 de fevereiro. Essa foi a primeira vez que essa atualização chegou para os sites em português, inserindo também uma série de outros idiomas na atualização.
É importante ressaltar que essa atualização não veio implementando um novo sistema (conhecido como Core Update), mas, sim, é uma atualização de algoritmos direcionado para a avaliação de produto em sites que estão disponíveis no Google.
Foi uma atualização que veio impactando o e-commerce, principalmente, e sites que realizam a avaliação de produtos em seus conteúdos.
O intuito desta atualização é garantir a melhoria nas reviews de produtos, possibilitando trocas mais reais e que realmente gerem valor ao usuário interessado em adquirir um novo produto.
Março: Core Update
A atualização do Google para março feio com foco na melhoria do algoritmo do principal buscador online. Com as mudanças, muito precisou ser atualizado também na área de SEO. Essa é a principal atualização do Google, por isso possui o nome de Core Update, onde o intuito é sempre melhorar os algoritmos do Google.
Por ser uma atualização maior, é muito importante se atentar quando ela ocorre e, mais uma vez, ela vem afetando muitos sites em toda a internet. O sofrimento neste período de atualização é real por parte dos proprietários de sites e blogs na web.
Mas, certamente, para quem já produz conteúdos que geram valor, com qualidade e originalidade, é mais uma atualização que trará mudanças, mas que não será algo negativo para os sites corretos.
Como as atualizações do Google afetam o SEO?
Toda vez que o Google realiza uma de suas avaliações ele acaba afetando o SEO de alguma forma, afinal, é uma estratégia utilizada para a melhoria na visibilidade de uma marca, site, etc, por meio dos mecanismos de busca – o que inclui o Google.
Toda atualização de algoritmos que ocorre no Google é com o intuito de melhorar a experiência do usuário, buscando sempre melhorar os resultados de busca para que tenham acesso a informações verídicas, úteis e que gerem valor. Ou seja, se atentar em quais serão as mudanças é uma maneira dos profissionais de SEO entenderem quais mudanças podem ser necessárias na estratégia e outros pontos cruciais nos resultados.
Por isso, todo profissional que atua com SEO no marketing digital precisa estar ligado nas atualizações que o Google realiza, tanto no período pré-atualização, durante e, principalmente, no pós.
É normal que haja algumas instabilidades nestes períodos, mas deve ser muito bem analisado para que as mudanças sejam feitas com eficiência, quando necessárias.
Conheça a Hungry Digital e sua consultoria SEO!
A Hungry Digital é uma agência de marketing digital especializada em Mídia Paga e SEO, contando com uma equipe de consultoria que está sempre ligada nas atualizações do Google para garantir o alinhamento perfeito entre elas e os resultados desejados.
Aproveite essa oportunidade para conhecer os nossos serviços e passar a contar com pessoas especializadas em SEO em seus negócios.