A otimização de sites diz respeito a práticas que, juntas, melhoram o ranqueamento de páginas no Google e nos demais mecanismos de buscas existentes.
O ranqueamento de páginas de um site é o acompanhamento de vários fatores feito por meio do algoritmo usado pelos motores de busca. Esse algoritmo passa por frequentes atualizações, o que torna essencial essa atenção aos detalhes e ao que funciona e o que deixou de ser relevante para o ranqueamento.
Assim, para garantir bons resultados da sua página na web, é preciso estar atento às otimizações para o site que irão possibilitar que você apareça na primeira página do Google e consiga presença digital.
Essa otimização de sites funciona por meio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que a otimização necessária nos mecanismos de busca.
Quando um conteúdo, um site, uma página de vendas, e outros, são feitos pensando nas técnicas que o SEO oferece, as chances de atrair bons resultados aumentam consideravelmente.
Existem diversas técnicas que essa estratégia de marketing digital oferece, cada uma delas com seus respectivos objetivos, e veremos isso mais detalhadamente ao longo deste conteúdo!
Por que otimizar sites?
Seja para ler notícias, estudar algum conteúdo, buscar por uma informação rápida, etc, você já visitou um site ao qual sentia a vontade de voltar mais vezes?
Isso pode acontecer devido ao conteúdo que foi ofertado, a forma de escrita, um bom carregamento de página, imagens que também carregam de forma rápida e sem pesar o site, dentre outros motivos.
Todos esses fatores, que são essenciais para que uma página esteja bem ranqueada no Google, se devem à otimização de sites. É ela que garante que todos esses pontos se alinhem e que o usuário se sinta confortável no site, além de querer conferir mais conteúdos e passar mais tempo com as páginas abertas.
Esse usuário sente que o tempo que ele está passando no seu site otimizado não é um tempo gasto, mas sim um investimento – seja em conhecimento, diversão ou qualquer outro tipo de troca que esteja sendo realizado entre o site e ele.
Sabendo que o intuito do site é atrair esse usuário, garantir que ele acesse mais vezes as páginas e encontre facilmente o conteúdo ao buscar nos canais de busca, a otimização torna-se a melhor opção para garantir que esse retorno aconteça.
Como otimizar seu site
Você já sabe que existem várias técnicas de SEO que podem ser utilizadas para garantir um site otimizado e pronto para garantir bons resultados, mas quais são essas técnicas?
Tenha um site responsivo
Você já acessou um site no notebook e, ao acessar de novo com um celular, o texto não aparecia completamente na tela, ou as imagens não carregavam? Isso acontece quando não se tem um site responsivo!
Sabendo que boa parte dos acessos virão de um aparelho celular ou tablet, é importante ter esse tipo de cuidado para que o usuário não desista de acessar o seu site.
O site responsivo irá garantir que ele se adapte completamente, mudando o formato do layout de acordo com o tamanho da tela no qual ele está sendo acessado. Ou seja, independente do aparelho utilizado, o usuário poderá acessar o conteúdo sem dificuldades.
Quando falamos da otimização de sites, um site responsivo ganha mais destaque do que um site pensado apenas para o computador. Isso porque o Google demonstra, cada vez mais, se importar com a política de “Mobile First”!
Otimize a velocidade do site
Imagens são importantes para dar espaço entre os conteúdos e garantir que a leitura fique mais leve ou até mesmo mais fácil de entender, mas elas podem acabar prejudicando o seu site se você não souber regular o tamanho, por exemplo.
Imagens pesadas podem acabar atrapalhando na velocidade do site e, com isso, muitos usuários irão desistir de esperar o carregamento finalizar.
A impaciência é realidade no meio digital, por isso o limite para um site bem otimizado é de 3 segundos de espera. Pode parecer pouco, mas para um carregamento de página alguns segundos a mais podem prejudicar todos os resultados.
Use imagens, mas atente-se ao tamanho e como isso poderá afetar o carregamento de sua página.
Produza conteúdos exclusivos
A produção de conteúdos exclusivos e relevantes irá garantir que o usuário chegue até o seu site de forma orgânica.
Quando precisamos de alguma informação, é muito comum irmos ao Google primeiro. Ao realizar essa busca, o Google (e os demais mecanismos de busca) fazem a seleção de qual conteúdo mostrar de acordo com as técnicas de SEO e níveis de relevância para o usuário.
Se o seu conteúdo for original, possuir palavras-chaves que engajam, dentre outras práticas, as chances de você estar entre as primeiras posições do Google serão maiores. Assim, criar conteúdos exclusivos é uma das principais técnicas para a otimização de sites.
Conserte links quebrados
Não há nada pior para o seu site do que o usuário tentar acessar uma página por meio de um link e se deparar com um erro 404. Para que isso não aconteça, é preciso se atentar aos links quebrados, que deixaram de ser válidos, e atualizá-los ou removê-los, criando redirecionamentos.
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