Muito se ouve falar sobre SEO no mundo do marketing digital, e de sua importância para posicionar bem o site de sua empresa na internet. Contudo, nem todo mundo sabe, ao certo, o que é SEO, como funciona e, principalmente, quais são as suas vantagens.
Mesmo que você só queira contratar uma consultoria SEO, é importante conhecer as técnicas e estratégias dessa abordagem para não ser enganado, e saber muito bem o que está contratando.
Então, descubra aqui de uma vez por todas o que é SEO, com esse guia completo, para te explicar o significado de SEO, e apresentar algumas das suas principais técnicas.
O que é SEO?
SEO é uma sigla para a expressão Search Engine Optimization que, em português, significa Otimização de Sites para Mecanismos de Busca.
Trata-se de um processo, no qual usa-se técnicas para posicionar o site ou conteúdo online, de determinada empresa ou marca, nos primeiros resultados das pesquisas nos motores de busca.
Esse termo é referente a um conjunto de técnicas para aparecer nos resultados de pesquisas não pagas (“orgânicas”).
É o caso das páginas que aparecem nas primeiras opções pesquisas no Google, quando alguém digita determinadas palavras, sem que o responsável pelo conteúdo tenha pago por algum anúncio.
É uma maneira de aumentar o tráfego para o site sem pagar por isso. Dessa forma, é possível converter muito mais vendas e leads para o seu negócio.
Aparecer no topo da lista de resultados do Google, é fundamental para aumentar o fluxo do seu negócio digital. Pois a maioria dos usuários, utiliza o Google como a principal ferramenta para pesquisar sobre praticamente tudo o que precisa.
Além disso, muitos estudos mostram que os cinco primeiros resultados que aparecem nessas buscas, são os que recebem a maioria dos cliques dos usuários.
Agora que você já sabe o que é SEO, e o quanto essas técnicas são importantes para estabelecer um negócio na internet, é hora de conferir as principais técnicas base do SEO!
Quais são as técnicas base do SEO?
Algumas técnicas são fundamentais para o bom desenvolvimento do SEO. Dentre as técnicas base, estão:
- Otimização de Código;
- Otimização e criação de conteúdo estratégico;
- Construção e manutenção de links de referência (link building).
A seguir, você acompanha cada uma dessas técnicas com mais detalhes.
Otimização de código
A otimização do código fonte do site, faz com que o mesmo seja considerado mais relevante por motores de busca como o Google.
Para fazer alterações no código fonte do site, é necessário ter alguns conhecimentos técnicos, para ter certeza que o trabalho será feito de maneira correta.
Contudo, alterar o código fonte pode exigir conhecimentos na área de programação, além de criatividade.
Pois os códigos fontes são linhas de programação, que atuam na formação de um software. Os motores de busca, como o Google, utilizam esse código para definir a posição do site nos buscadores.
Uma das coisas fundamentais no código fonte é possuir title tags, pois todos os resultados que os buscadores indicam vêm deles. É importante que tenham palavras nas suas title tags que o Google possa considerar como palavras-chave importantes.
Otimização de conteúdo
A otimização do conteúdo é fundamental para que o seu site apareça nos primeiros resultados no Google. Por isso, é necessário trabalhar para criar um conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo.
É importante trabalhar bem no marketing de conteúdo. Dessa forma, os seus conteúdos precisam atender a alguma demanda ou público específico.
É importante entender o que o Google está ranqueando como conteúdo de qualidade, mediante a busca de certas palavras-chave. Assim, é possível analisar o tipo de conteúdo que aparece nas primeiras posições para cada busca.
Conteúdos mais longos podem ser mais completos. Contudo, é importante apresentar um conteúdo que acrescente algo de importante, e evitar plágios ou conteúdos que não tragam nada de novo.
Existem profissionais especializados para fazer otimização de conteúdo usando as técnicas de SEO.
Links de referência (link building)
Os links de referência são links de outros sites que você indica, e aqueles que outros sites que fizeram referência ao seu.
É muito importante conseguir parcerias de outros sites para apontem para o seu, pois isso pode aumentar bastante as visitas ao seu conteúdo. Além disso, esse também é um critério para melhorar o ranqueamento da sua página.
Link building é o nome dado a essa técnica de obter links externos e internos na construção do site, para melhorar os resultados no Google.
A quantidade e a qualidade dos links internos e externos utilizados ajudam a determinar a importância da página e, consequentemente, melhorar o posicionamento nas buscas.
Quais são as vantagens do SEO para o seu site?
As principais vantagens do SEO para o site são:
- Atrair mais tráfego para o seu site;
- Manter um tráfego qualificado para o seu site;
- Melhorar a taxa de conversão;
- Aumentar o reconhecimento e autoridade da sua marca no mercado;
- Democratizar o acesso para os usuários e visitantes, pois mesmo pequenos sites que não podem pagar por anúncios, conseguem figurar no topo das listas de buscadores usando essas técnicas.
Agora que você já conhece as principais técnicas SEO e suas vantagens, já é possível notar que com um SEO bem feito, seu site pode aparecer na primeira página do Google, e atrair muitos leads qualificados.
Contudo, é importante lembrar que os resultados com SEO não acontecem da noite para o dia.
Ou seja, é necessário muito trabalho e paciência para aguardar os resultados. O SEO é um trabalho contínuo, que exige acompanhamento e planejamento de especialistas.
Ainda que as técnicas de SEO permitam alcançar bom posicionamento nos motores de busca, sem precisar pagar por anúncios, não significa que seja algo simples de fazer. É necessário conhecimento para melhorar o posicionamento do site através de SEO.
Além disso, existem práticas que são banidas pelo Google. Por isso, é importante estar atento às regras para não ser penalizado.
Portanto, a ajuda profissional é fundamental, pois caso você utilize as práticas erradas, poderá ter seu site banido. O que prejudicará ainda mais que seu conteúdo seja conhecido e disseminado na internet.
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4 Comentários.
Ajudou bastante, obrigado!
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