Se você tem dúvida sobre o que é e como funciona uma consultoria SEO, então leia até o final, e tire todas as suas dúvidas!
As pessoas que trabalham publicando vários conteúdos na internet, e querem alcançar os primeiros resultados do Google, sabem a dificuldade que é conseguir esse feito.
O Google, a cada minuto que passa, indexa milhares de páginas novas, o que acaba dificultando ainda mais esse trabalho. No fim das contas, somente as marcas mais preparadas, e que conseguem planejar e executar da melhor forma um bom SEO conseguem aparecer nas primeiras posições.
Se você ainda não sabe o que é SEO, recomendamos que antes de continuar a leitura, leia o nosso post que explica “O que é SEO” de uma forma simplificada.
A grande questão é que quase nenhuma empresa sabe muito bem como fazer o SEO da melhor forma, para conseguir os melhores resultados.
Afinal, muitos tem o conhecimento mínimo do assunto, mas não dominam todo o processo, que envolve desde a criação dos conteúdos escritos, otimização de código, criação das artes também otimizadas (em questão de peso do arquivo e formato), além de diversas outras tarefas que ocupam muito tempo.
Por isso, contar com uma consultoria de SEO pode ser uma ótima forma de alavancar o seu negócio. E, ao mesmo tempo, economizar tempo recebendo um trabalho muito mais profissional e otimizado!
Com o auxílio dos profissionais de SEO, você tem a oportunidade de melhorar muito o desempenho das suas páginas.
Com isso, você consegue aumentar a relevância da sua marca no universo da internet, alcançando as primeiras posições do Google com um ótimo custo-benefício.
Continue aqui para aprender tudo sobre como funciona uma consultoria SEO, e os seus principais benefícios para os negócios!
Conceito de consultoria SEO
Antes de adentrar sobre como funciona uma consultoria SEO, vamos falar um pouco sobre o significado desse conceito.
Esse tipo de consultoria surgiu com o intuito de analisar, avaliar e, a partir disso, direcionar uma estratégia para a otimização de um site de um negócio.
Ou seja, o principal objetivo é orientar essa empresa, a conseguir atingir o melhor desempenho que pode, seja através de diretrizes sobre qual estratégia adotar, ou identificando erros que podem estar impedindo isso.
Esse tipo de consultoria se diferencia da consultoria de marketing digital, por exemplo, e tem um foco muito mais bem direcionado.
No caso das consultorias de marketing digital, o foco é mais amplo e abrange o aperfeiçoamento de várias estratégias que um negócio adota dentro da área de marketing.
Já no caso da Consultoria SEO, o foco é bem específico, centralizando 100% em melhorar o desempenho do site, ou de uma página da marca nos resultados de buscas na internet.
Hoje, muitas empresas se beneficiam desse serviço de orientação, que se torna cada vez mais necessário para ter sucesso no mundo digital.
Sendo que a minoria das empresas consegue montar uma estrutura adequada, para cumprir todas as exigências necessárias para conseguir números satisfatórios.
Em empresas com equipes mais reduzidas, e que não possuem recursos para montar um time de marketing digital completo, muitas vezes, é muito mais vantajoso conseguir a ajuda de uma agência de SEO, que conta com uma equipe especializada que já domina o assunto.
Assim, é possível ter as melhores orientações para melhorar o desempenho da sua estratégia.
Portanto, a consultoria serve para te ajudar a orientar uma organização, e encontrar as melhores estratégias para usufruir, ao máximo, dos recursos que estão disponíveis no setor.
Principais etapas de uma consultoria SEO
Ela envolve seis etapas principais, que vão desde uma análise completa do seu negócio e da concorrência, até a mensuração e avaliação dos resultados constantemente. Dessa forma, garante muito mais foco e coerência para a estratégia como um todo.
Veja detalhadamente cada uma das seis etapas abaixo:
Análise de performance
Serve para ajudar a entender o desempenho do trabalho de otimização que já existe na empresa. Com ela, é possível encontrar os pontos de melhoria e redirecionamento da estratégia.
Análise de concorrentes
Depois, é necessário analisar os concorrentes (Benchmarking) e ver o desempenho que estão tendo. Assim, é possível visualizar os pontos fortes e fracos, para definir os meios que serão mais efetivos.
Planejamento
Com as análises e informações, é feito um planejamento estratégico de SEO. Dentro dele, define-se as técnicas de SEM (Search Engine Marketing) que serão utilizadas, o que se deve substituir e os próximos passos.
Conteúdo
A consultoria SEO também contribui com serviços de marketing de conteúdo, ajudando a pensar no que produzir para aumentar a audiência e dar os próximos passos. Além disso, também ajuda a identificar os melhores tipos de conteúdos a se produzir.
Link Building
A consultoria também ajuda com o link building, que é a autoridade da página. No geral, quanto mais links se direcionar para o seu site, mais relevância ele terá aos olhos do Google. E ela ajuda a estruturar tudo isso.
Monitoramento e análise
Por fim, são feitos monitoramentos e análises dos resultados, acompanhando os indicadores de desempenho selecionados no inicio do projeto para ter certeza de que a estratégia está dando certo. E também é possível visualizar os gaps que estão existindo, com a finalidade de melhoria e aprimoramento constante.
Vantagens de contratar uma consultoria SEO
Enfim, agora que você já sabe o que é e como a consultoria SEO pode te ajudar, vamos falar um pouco sobre os resultados que ela pode trazer para o seu negócio.
Em primeiro lugar, uma consultoria trabalha para garantir uma maior facilidade, para que encontrem o produto ou serviço que você está oferecendo. Aliás, esse é o objetivo principal da estratégia.
Com ela, é possível corrigir os erros e, com isso, chegar em um posicionamento melhor nos resultados de busca.
Com as dicas de conteúdo, ela faz com que os visitantes fiquem mais tempo no site, sendo este um fator crucial para melhorar o desempenho no Google.
Afinal de contas, quanto mais tempo uma pessoa passa no seu site ou em uma página sua, mais o Google entende que ela é relevante e a distribui para mais pessoas.
Uma consultoria possui um custo-benefício melhor quando falamos em investimentos de marketing.
Com ela, você economiza tempo e dinheiro, e promove ações que são mais certeiras para gerar resultado para o seu negócio, focando, principalmente, naquilo que irá gerar algum retorno.
Por fim, com uma consultoria SEO, é possível aumentar a produtividade. Pois, os funcionários que antes precisam cuidar da estratégia de SEO, poderão focar em ações e estratégias mais eficientes, economizando tempo deles, e aumentando a produtividade.
Aqui na Hungry nós temos uma consultoria SEO grátis para uma análise inicial do site, caso você tenha interesse em algo mais profundo levando em consideração os 6 passos citados acima, fale conosco!