Para conquistar resultados consistentes, ter metas é essencial. Para isso, existem alguns indicadores de desempenho que vão te ajudar a chegar lá. Entender os indicadores é entender como analisar numericamente os resultados que as campanhas fornecem.
Compreender que as métricas possibilitam tomadas de decisões mais rápidas, com otimização do orçamento e baseadas em dados quantitativos e qualitativos.
No artigo de hoje, vamos te ajudar a entender o que são esses indicadores de desempenho no marketing digital, quais são os mais utilizados e a importância de cada um deles para o seu negócio.
Quais são os principais indicadores de desempenho no Marketing Digital?
As empresas já sabem que o marketing digital é imprescindível para alcançar os clientes. Com isso, assim como em outros setores da empresa, os indicadores de desempenho no marketing digital são de extrema importância.
Esses indicadores mostram que o investimento Marketing Digital vai além do simples investimento em um site bonito. Para acompanhar o retorno das estratégias, é necessário acompanhar as visitas ao site, blog e redes sociais.
São centenas de indicadores de desempenho que a equipe de marketing digital pode utilizar. Esses indicadores mostram o trabalho árduo da equipe para aumentar as vendas do seu negócio.
Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicator), são as relações numéricas que você deve acompanhar, para saber se as estratégias que adotou estão sendo efetivas ou não.
Essas métricas indicam os resultados em números de cada etapa da campanha, ou mesmo da campanha como um todo. Com isso, as decisões tomadas pelos gestores não ficam apenas nas suposições, mas sim com base em dados concretos.
Além disso, não se deve examinar as métricas da campanha apenas no começo e no final, mas sim durante todo o trabalho. Portanto, entender o que são os KPIs, e como cada um deles pode ser útil no seu trabalho é de extrema importância.
Por isso, vamos explicar os principais KPIs do Marketing Digital a seguir, para sanar todas as suas dúvidas. Confira!
ROAS (Retorno do investimento em publicidade)
O Retorno do Investimento em Publicidade é uma das melhores ferramentas para o marketing digital. É uma métrica que mede a eficácia de uma campanha de publicidade digital como no Google Ads, ajudando a entender se os gastos com publicidade estão fazendo sentido.
O ROAS indica qual é o retorno dos anúncios publicitários pagos, se eles são lucrativos, neutros ou dão prejuízos. Porém, essa análise deve ser feita em conjunto com os outros KPIs, para entender qual é o contexto daqueles números.
O seu cálculo é feito pela divisão dos ganhos que se obteve, com os anúncios pagos e o investimento, multiplicando o resultado por 100. Confira a fórmula:
(GANHO OBTIDO COM OS ANÚNCIOS PAGOS/INVESTIMENTO) * 100
ROI (Retorno sobre o Investimento)
O Retorno Sobre o Investimento é um termo usado para descrever a lucratividade dos esforços de marketing digital. Para saber a porcentagem, basta dividir o valor faturado, subtraindo os custos pelos custos.
(GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO/INVESTIMENTO)
Se multiplicar o resultado por 100, você saberá a porcentagem. Sendo assim, esse indicador de marketing digital aponta o investimento que gerou mais retorno, e auxilia na tomada de decisões futuras também com base em dados concretos.
O ROI é semelhante ao ROAS. Mas é importante não confundir os dois. Enquanto o ROAS analisa especificamente o retorno dos anúncios, o ROI indiciará o retorno da campanha como um todo. O primeiro é mais específico, e o segundo é mais geral.
CPA (Custo por aquisição)
Este é o KPI mais famoso do Marketing Digital. Também utilizado para outras estratégias de vendas, o CPA indica o Custo Por Aquisição de um cliente.
É uma métrica relacionada ao preço de uma ação realizada, como resultado direto das suas campanhas de anúncio.
Por exemplo, se as vendas foram inferiores ao investimento em marketing digital, significa que o CPA está altíssimo. Nesse caso, é necessário rever as técnicas utilizadas.
CPC (Custo por clique)
O CPC é um cálculo feito sobre o valor cobrado pelo Google Ads e o Facebook Ads. Esse cálculo permite que o gestor entenda qual a plataforma apresenta mais retorno nas publicidades.
Enfim, para calcular o Custo por Clique é bem simples. Basta você deve dividir o valor total investido na campanha, pelo número de cliques que o anúncio recebeu.
CTR (Taxa de cliques)
O CTR, ou Taxa de Cliques, é o KPI que indica qual a taxa de visitas que um anúncio obteve, baseado no número de vezes que o seu anúncio apareceu.
O cálculo é simples, sendo necessário dividir o número de cliques que o anúncio recebeu, pelo número de vezes que ele foi exibido. Em seguida, multiplica-se o resultado por 100, e você tem o CTR.
(CLIQUES/IMPRESSÕES) * 100.
Este KPI mostra a importância das palavras chaves, e o quão envolvente está o anúncio exibido. Dessa forma, se estiver sendo eficaz, o CTR será um número alto.
Estes são os indicadores de desempenho no marketing digital mais comuns, e que devemos utilizar em conjunto, quando necessário.
Utilizar os indicadores em conjunto ajuda a entender quais são as campanhas que estão sendo mais eficazes, onde é possível melhorar, e quais as metas que deve traçar de acordo com a realidade do seu negócio.
Qual a importância de acompanhar os indicadores de desempenho no Marketing Digital?
Acompanhando esses indicadores, você tem a oportunidade de identificar onde deve fazer ajustes, com a finalidade de obter os melhores resultados.
Aliás, não é possível acompanhar os resultados da sua empresa, sem entender as métricas. Afinal de contas, são elas que apontam o sucesso, os erros e as melhorias necessárias.
É a equipe quem irá observar os KPIs do Marketing Digital, e indicar aos gestores o resultado da análise. O que está surtindo efeito e deve continuar, e o que você pode deixar de lado.
Não basta observar apenas o volume das compras, ou dos novos seguidores nas redes sociais. A análise dos KPIs é feita de acordo com todo o contexto trazido pela empresa, as relações entre as métricas, e o valor final da receita obtida.
Enfim, os KPIs são escolhidos de acordo com as metas traçadas pela equipe de marketing digital. Por isso, eles devem ser sempre acompanhados e revistos, para aplicar melhorias na campanha da melhor forma.
Sendo assim, sua equipe deve conhecer os KPIs, para escolher os mais relevantes e que são mais adequados às metas traçadas, com a finalidade de promover o monitoramento correto.
Por sermos uma agência de marketing digital Data Driven, aqui na Hungry Digital esses indicadores fazem parte do nosso cotidiano. Ficou interessado em saber como usamos esses dados para fazer você vender mais? Então fale conosco!