O Google é uma ferramenta de pesquisa mundialmente conhecida, sendo o principal buscador de conteúdo na web. Mas a empresa vai muito além disso, e oferece um pacote completo de soluções digitais para os mais variados setores. Para isso, nesse post, vamos abordar os vários tipos de campanha Google, para você ir além da rede de pesquisas.
As ferramentas Google oferecem diversas opções para marketing digital por meio de campanhas, anúncios e publicidades.
O Google Ads permite a criação de campanhas que vão muito além da pesquisa do buscador, o que já é uma grande vantagem, devido ao alcance do buscador.
Além disso, também é possível utilizar a plataforma para fazer anúncios ligados a outras redes do Google como Google Play, Google Shopping, Rede de Display e Youtube.
Enfim, confira a seguir os tipos de campanha Google Ads!
Quais são os tipos de campanha Google Ads?
A ferramenta de anúncios do Google é o Google Adwords. O Google Ads oferece opções que permitem uma diversidade de formatos de anúncios, para veicular em várias redes, com o objetivo de alcançar diferentes públicos.
A ferramenta de anúncios Google Ads conta com cinco de tipos de campanhas para alcançar objetivos variados na promoção do marketing digital de produtos e serviços.
Os cinco principais tipos de campanhas do Google Ads são: Rede de Pesquisa, Rede de Display, Vídeo, Google Shopping, Campanhas para App.
Assim, com o Google Ads, é possível promover seus produtos e serviços na internet em diversos canais. Enfim, acompanhe a seguir cada um dos tipos de campanha Google com mais detalhes:
Na Rede de Pesquisa
Essa campanha permite que você alcance as pessoas, enquanto elas pesquisam os produtos e serviços que você oferece no Google.
Então, como esse tipo é direcionado para as buscas no Google, conforme os termos que os usuários pesquisam, é importante manter o foco no uso de palavras-chave. O uso adequado das mesmas fará com que o seu anúncio apareça nas melhores posições do buscador.
Para esse tipo de anúncio, é possível criar materiais publicitários em três diferentes formatos, como anúncio dinâmico, anúncio de texto e anúncio para chamada.
O anúncio dinâmico não faz uso de palavras-chave, pois as configurações são ativadas na campanha. O anúncio ocorre de maneira automática, conforme as buscas realizadas no Google e os conteúdos postados no site.
É um formato ideal para grandes sites que congregam uma boa variedade de produtos, pois permite que até os produtos que não constam na campanha por meio de palavras-chaves, apareçam nas buscas. Nesse tipo de anúncio, ocorre a geração automática da página de destino e do título.
O anúncio de texto terá obrigatoriamente um título, duas linhas com a descrição do produto ou serviço, e a página do site anunciado. Há limites de caracteres para o preenchimento dos campos da descrição e do título.
Dessa forma, o anúncio aparecerá nos resultados das buscas toda vez que alguém pesquisar por uma expressão chave específica definida.
O anúncio para chamada não direciona somente para o site, pois ele é feito para destacar a informação do contato telefônico da empresa. Dessa forma, ela receberá chamadas telefônicas dos usuários que busquem uma informação no Google.
Para atender a esse objetivo, o formato do anúncio é o título seguido de um call to action para Ligar (link que leva a uma ação), e do número do telefone.
Em Parceiros: na Rede de Display
Com as campanhas da Rede de Display, você mostra anúncios visuais em milhões de sites e aplicativos. Esse tipo de campanha configura anúncios gráficos, para serem veiculados em aplicativos ou em sites de terceiros.
O formato do anúncio é um banner. Com isso, é possível apresentar a imagem de uma promoção ou de um produto.
O foco desse tipo de anúncio é direcionar a campanha para um determinado público. Para isso, é possível fazer a segmentação:
- Por tópicos (para exibir o anúncio em sites sobre temas específicos);
- Por interesses (para alcançar pessoas interessadas em certos temas);
- Palavras-chave (para exibir os anúncios em sites que tenham algum termo relacionado ao tema),
- Por canais (para mostrar os anúncios em canais específicos).
É possível configurar as campanhas em Rede de Display em Remarketing e Google Shopping. No Remarketing os anúncios voltam-se apenas para quem já visitou o site alguma vez.
Existe até mesmo a possibilidade de uma ação mais assertiva, como a de exibir o anúncio para as pessoas que já visitaram o site, e chegaram a incluir produtos no carrinho. Mas que, por algum motivo, não concluíram a compra e abandonaram o carrinho.
No Google Shopping – mais um dos tipos de campanha Google
O Google Shopping é uma das possibilidades de configuração de anúncios na Rede de Display. Essas campanhas são ideais para lojas virtuais. Os anúncios aparecem nos resultados da pesquisa e na guia Google Shopping.
Assim como na Rede de Pesquisa, os anúncios do Google Shopping são acionados por meio das buscas no site. Contudo, o anúncio aparecerá na parte de cima do buscador do Google, como se fosse uma vitrine de produtos.
O anúncio também aparece nas pesquisas realizadas na aba Shopping do Google. Em ambos os casos, a estrutura do anúncio é a imagem do produto, o título e o preço.
Uma dica bem interessante para quem tem comércio eletrônico/loja virtual, é que existe uma forma de anunciar de graça no Google Shopping, no link dessa post ensinamos como fazer, vale a pena conferir.
No Youtube: vídeo
As campanhas de vídeo ajudam a aumentar o conhecimento sobre a sua marca. Aliás, além do Youtube, os sites parceiros também podem exibir os vídeos de anúncios desse tipo.
Os formatos mais usados desse tipo de anúncio, são aqueles vídeos de anúncios que aparecem no início dos vídeos do Youtube, com a opção de pular após assistir o vídeo todo ou por 30 segundos. Tratam-se dos anúncios In Stream CPV (Custo por Visualização). As segmentações desse tipo de campanha são semelhantes às das Redes de Display.
Campanhas para App
Existem ainda as modalidades de campanhas para App, anúncio Local e campanha inteligente, com recursos avançados para usuários específicos. Esse tipo de campanha busca promover a instalação e o engajamento de aplicativos.
Assim, o formato do anúncio já direciona o usuário para as lojas de aplicativo Google Play e App Store, ou para o site onde é feito o download do aplicativo.
A ferramenta conta com um algoritmo, o qual é capaz de direcionar o anúncio para pessoas que têm um perfil mais propenso a realmente efetuarem o download do aplicativo, e engajá-lo.
Portanto, esses são os tipos de campanha Google Ads, que permitem uma gama de possibilidades para marketing digital, podendo aumentar muito o potencial do seu negócio. Enfim, aumente suas vendas com o Google Ads o quanto antes, fale com a Hungry!
1 Comentário.
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