O Marketing Digital envolve diversas ações de pessoas ou empresas para divulgarem e posicionarem sua marca na web. Os objetivos dessas ações são se estabelecer no mercado e atrair novos clientes.
Trata-se de uma estratégia para promover seus produtos ou serviços na internet, criando uma identidade para a marca, e ampliando o relacionamento com os clientes em cada etapa do funil de vendas.
O marketing digital é feito por meio de ações de promoção de produtos e serviços nas redes. São as estratégias que os grupos sociais usam para satisfazer suas necessidades e desejos. O que implica dizer que essas estratégias estão em constante mudança.
Hoje em dia, por exemplo, é impossível considerar ações de marketing sem considerar as mídias digitais. E é daí que surge o conceito de marketing digital para atender às demandas da vida moderna.
Na qual a maior parte das pessoas está conectada à internet, a principal forma de comunicação digital, e a utilizam para contratar serviços e fazer compras.
Quais são as vantagens do marketing digital?
As vantagens que a comunicação digital proporciona são muitas, tanto para as marcas quanto para os consumidores.
Dentre as principais delas, podemos citar: direcionamento, interatividade, aumento de oportunidades para as marcas e clientes, mensuração e análise. Confira abaixo cada uma delas com mais detalhes:
Direcionamento
O grande alcance que o marketing digital oferece é um fator muito positivo, E que só a amplitude da internet pode proporcionar.
Pois as campanhas digitais são capazes de atingir um grande número de pessoas muito rapidamente, sem a necessidade de investir uma fortuna.
Contudo, um ponto ainda mais positivo do marketing digital é a possibilidade de direcionamento de conteúdo para clientes em potencial.
Com isso, o material chega, principalmente, para pessoas que se encaixem no perfil de consumidor do produto ou serviço divulgado.
Esse processo é feito por meio da segmentação, e evita o gasto desnecessário com anúncios para pessoas que não têm interesse na sua marca.
Além disso, também é uma maneira de conhecer melhor os clientes, para desenvolver estratégias de fidelização mais eficazes.
Interatividade
Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao marketing veiculado em outras mídias mais tradicionais, é a possibilidade de interação com o cliente. Algo que não é possível por mídias offline.
Diante das mudanças provocadas pelo mundo digital, o foco não é mais o produto ou o serviço ofertado, mas sim a experiência dos clientes em suas navegações e compras online.
Afinal de contas, além de aproximar empresa e cliente, essa interatividade pode ainda proporcionar a multiplicação do alcance das campanhas, e o aumento do engajamento.
Pois os clientes, ao interagirem, podem ainda indicar sua marca para amigos e parentes, reforçado ainda mais as ações de marketing.
O marketing digital aumenta as oportunidades
O marketing digital também ajudou muito a melhorar as oportunidades, pois a internet não possui fronteiras.
Dessa forma, até mesmo as pequenas empresas têm condições de anunciar para um grande público, inclusive de fora da sua região geográfica. Pois a internet diminui as distâncias.
Isso é bom para todo mundo, pois as empresas podem conseguir clientes de vários lugares e os clientes têm a oportunidade de conhecer diferentes marcas e têm mais opções para avaliar antes de optar por fechar um negócio.
Mensuração e análise
O marketing que é feito de forma online também gera mais dados, para facilitar a análise da efetividade da ação.
Essa mensuração, que permite a análise de dados, ajuda a identificar falhas rapidamente, e a buscar estratégias para a melhoria da ação. Ou cancelamento de ações que não gerem retorno positivo.
Com isso, menos dinheiro será gasto com ações que não surtem o efeito desejado.
Quais são as ferramentas usadas no marketing digital?
Existem diversas estratégias que podemos usar no marketing digital para colocar uma marca em evidência na internet. Para isso, é importante usar uma série de “ferramentas” digitais, para promover o negócio em diferentes canais online.
As principais ferramentas são: Anúncios no Google e mídias sociais, Criação de conteúdo, SEO, E-mail marketing e CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdos). Então, confira cada uma dessas ferramentas abaixo:
Anúncios no Google e mídias sociais
Anúncios no Google, e anúncios gratuitos ou pagos nas mídias sociais, são ótimas ferramentas para promover o marketing digital.
Anunciar por meio das ferramentas do Google Ads pode aumentar muito os acessos ao seu site, pois o Google é o buscador mais usado por usuários para fazer pesquisas na internet.
Por isso, aparecer em suas primeiras colocações, possibilita uma maior conversão da marca. Inclusive, pensando nisso, nós temos um material muito interessante com 5 estratégias para anúncios que vendem, vale a pena a leitura.
As mídias sociais também são uma ótima opção para veicular seus anúncios. Ainda há a possibilidade de promover os anúncios por meio de pagamento.
Com isso, há um aumento nas visualizações, com a possibilidade de direcioná-la para um público específico.
Criação de conteúdo
O blog é a principal ferramenta para o marketing de conteúdo. O conteúdo veiculado não sofre interferências como os de sites de terceiros e de redes sociais.
Além disso, é uma ferramenta fácil de manipular, o que permite a alimentação constante com conteúdo de qualidade.
Ademais, é possível otimizar as postagens, para melhorar a sua apresentação em buscadores populares como o próprio Google.
SEO e o marketing digital
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são a principal forma de otimizar conteúdos digitais, para melhorar a posição das publicações nos rankings dos motores de busca.
É uma maneira de obter bons resultados sem pagar pelos anúncios. Porém, é necessário dominar as técnicas de SEO, ou contratar um profissional ou empresa de marketing digital para fazer a otimização do seu conteúdo, se você quer saber mais sobre o tema, recomendamos a leitura do nosso post: “Uma agência SEO vai alavancar o seu negócio – Confira 4 motivos para contratar um especialista!“.
E-mail marketing
O E-mail marketing é feito por meio do envio de mensagens de e-mail para grupos de contatos, contendo anúncios de uma marca ou empresa. É uma ferramenta que pode ser utilizada para divulgar uma marca, fortalecer vínculos e fidelizar clientes.
Por isso, é uma ótima estratégia de marketing. Contudo, é preciso ter alguns cuidados, como regrar a quantidade de envios de mensagens, para não se tornar inconveniente para os clientes.
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)
A sigla CMS vem do inglês Content Management System, e significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
É uma ferramenta que permite produzir, editar e publicar conteúdos em meio digital sem exigir formação técnica. Sendo assim, não é preciso ser especialista em programação para gerir esse tipo de conteúdo.
É uma ferramenta para que qualquer empresário, ou pequeno empresário, crie sua própria página na internet, podendo ser blogs, sites ou outros tipos de portais. O procedimento é simples e dispensa a necessidade de um profissional da área.
Enfim, o marketing digital é uma das maneiras mais eficazes de posicionar bem a sua marca no mercado atualmente, e pode ser feito de diversas maneiras.
Além de ser uma ferramenta de posicionamento estratégico, o marketing digital ajuda na redução de custos. Portanto, para quem deseja que o seu negócio tenha sucesso, a dica é apostar em marketing digital, e aproveitar todas as vantagens que ele oferece para qualquer tipo de negócio. Ficou interessado em investir em marketing digital? Então fale conosco!
7 Comentários.
O marketing digital é realmente algo muito abrangente, muito bom esse post, me ajudou bastante.
Muito bom, gostei bastante.
Muito bom, excelente explicação!
Não sabia que marketing digital era tão complexo, esse post me abriu os olhos para várias possibilidades, excelente
Eu achava que marketing digital era divulgar meus produtos no insta, mas esse post me ajudou a ver que não é só isso, tem muita coisa pra experimentar e explorar.
Muito bom este post! Completo e tecnicamente bem abrangente. Parabéns!!!!
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