Persona vs público alvo, conheça aqui qual é a importância de cada um para o marketing digital, e também para garantir o sucesso do seu negócio.
Atualmente, muito se ouve falar sobre a importância do marketing digital para o sucesso das empresas.
Nesse contexto, para que as empresas sejam bem sucedidas, não basta apenas ter bons produtos e dinheiro pra investir. Afinal de contas, antes de mais nada, é necessário conhecer seu público-alvo.
Ao invés de tentar atingir um mercado inteiro, a marca usa o marketing direcionado, para alocar a sua energia na conexão com um grupo específico, e definido dentro desse mercado.
Na sua estratégia de Marketing Digital, é importante definir seu público-alvo, para que você saiba exatamente como planejar as suas ações.
E, para que isso aconteça da maneira certa, você precisa conhecer seu público alvo e sua persona, e entender perfeitamente suas necessidades, comportamentos, atitudes, sentimentos, como pensam, onde moram, sonhos, frustrações, dores…
Por isso, para te ajudar nessa tarefa, trouxemos aqui um tema muito importante, que ajudará no melhor direcionamento das suas estratégias: persona vs público alvo: qual a importância para o marketing digital?
Esses dois conceitos estão presentes no cotidiano de quem faz ações de marketing. É essencial analisá-los com muito cuidado, para garantir o sucesso nas vendas, bem como o alcance de todos os seus objetivos.
O que é público-alvo?
Como marca, você deseja alcançar o público certo. O público-alvo é o componente central de qualquer estratégia de marketing, pois fornece uma visão detalhada de quem são seus potenciais consumidores.
Portanto, o público alvo é um perfil de pessoa que você deseja atingir com o marketing. O que define o público alvo são várias características como, por exemplo:
- Sexo;
- Idade;
- Poder aquisitivo;
- Profissão;
- Classe social;
- Localização;
- Nível educacional;
- Hábitos de consumo;
- Life style.
Enfim, esses são os pontos básicos para montar o perfil do seu público alvo. Mas, dependendo do seu negócio, os pontos podem mudar.
Portanto, alguns ajustes podem ser feitos na empresa, ou na estratégia de marketing, para você poder alcançar mais pessoas que se encaixem no perfil do seu público alvo.
Contudo, você deve estar se perguntando, o que é exatamente análise de público? Como você faz isto? Continue lendo e você entenderá.
Diferenças de persona vs público-alvo: qual a importância de cada um
Abaixo, nós detalhamos bem as características de persona e público alvo. E também qual é o papel de cada um na sua estratégia de marketing digital.
Público alvo
É a primeira segmentação em marketing. Uma estratégia que divide um grande mercado em segmentos menores, para se concentrar em um grupo específico de clientes dentro desse público. Ele define um segmento de clientes com base em suas características únicas, e se concentra em atendê-los.
- Segmentação demográfica: idade, sexo, escolaridade, estado civil, raça, religião, etc.
- Segmentação psicográfica: valores, crenças, interesses, personalidade, estilo de vida, etc.
- Áreas geográficas: bairro, código de área, cidade, região, país, etc.
- Segmentação comportamental: hábitos de compra ou gastos, status do usuário, interações com a marca, etc.
Por meio da segmentação de mercado, as marcas podem se concentrar em um pequeno grupo de clientes. Os quais terão maior probabilidade de se beneficiar e desfrutar de seus produtos.
Enfim, o público alvo é o perfil geral da sua audiência, como explicamos acima.
Persona
A identificação da persona acontece após uma peneira no público alvo. A persona é a identidade ideal do seu consumidor.
É uma personagem com características complexas, as quais se identificam com sua empresa. Diferente do público alvo, ela é um perfil que abriga quase todos os valores do cliente.
Essa personagem possui:
- Nome;
- Sexo;
- Idade;
- Uma história;
- Desafios;
- Objetivos;
- Motivações;
- E preocupações.
Esses dados são obtidos por meio de pesquisas.
O objetivo de criar uma persona é melhorar a identificação entre a empresa e seu consumidor. Com o intuito de fidelizar o cliente, e estabelecer uma relação duradoura. Afinal de contas, você conhecerá a fundo sua persona, seus gostos, suas necessidades, e muito mais.
A persona ajuda a empresa a entender o valor do seu produto para seus clientes. A partir dela, é possível focar nas dores dos seus clientes, e estabelecer soluções para suas necessidades, se colocando à frente do mercado, e criando futuros desejos nos consumidores da marca.
Enfim, conhecer seus clientes de forma mais íntima, também o ajuda a ver seus produtos e serviços de uma nova maneira.
Quando você tem um conhecimento profundo de sua persona e de seu público-alvo, você consegue se colocar no seu lugar, para entender o que precisa melhorar.
Persona vs público alvo: como eles ajudam no marketing digital?
Na internet, somos bombardeados com informações o tempo todo, e só assistimos anúncios que realmente nos atraiam. Dessa forma, entramos em contato com os conteúdos que a empresa oferece. Então, nessa hora, pode haver identificação ou não.
Nesse contexto, entram a persona e o público alvo nas estratégias de marketing digital. As ações de marketing possuem um custo, e não é viável para nenhuma empresa investir onde não obterá retorno.
Tendo isso em vista, é preciso anúncios no google Ads, nas redes sociais e em qual outro canal, para quem realmente tem interesse no seu tipo de produto/serviço.
Afinal de contas, milhões de pessoas usam a internet o tempo inteiro. Por isso, ter um foco e saber direcionar as suas estratégias, te ajudará não só a perder tempo, como também dinheiro.
Pois você terá como foco, pessoas que realmente podem se tornar seus clientes.
Desse modo, após definir sua persona, e o seu público alvo, você conseguirá encaixa-los em um funil de vendas, e distinguir entre aqueles que estão prontos para comprar, e aqueles que podem precisar de mais tempo ou conhecimento de sua marca.
Tudo isso te ajuda, estrategicamente, a melhorar sua estratégia de marketing digital de performance, a reduzir seus custos e aumentar as vendas.
Como consequência, seu marketing alcançará com mais eficácia as pessoas que provavelmente desejam fazer negócios com você.
Quando você fala diretamente com as pessoas que deseja atingir, é provável que atraia potenciais compradores. Hoje em dia, os clientes continuam com as marcas nas quais confiam.
E grande parte dessa confiança está na linguagem da marca, que conhece e entende o seu público.
Por isso, ter bem definidos sua persona e seu público alvo é essencial para alavancar o seu negócio. Abaixo, você pode conferir como eles podem ajudar no marketing digital.
Fidelização de clientes
Construa uma lealdade mais profunda do cliente. A capacidade de se destacar da concorrência, alcançando seus clientes em um nível mais pessoal e humano, também cria relacionamentos mais duradouros.
Quando os clientes se identificam com sua marca, e sentem que você é um defensor de suas perspectivas e necessidades específicas eles, provavelmente, serão mais leais à sua marca, e continuarão a fazer negócios com você por um longo período de tempo.
Foco
O marketing direcionado permite que você seja mais específico sobre suas estratégias de marketing, na definição e acompanhamento dos indicadores de desempenho, e tenha assertividade nas iniciativas e direção de sua marca.
Ajuda a esclarecer sua visão, e colocar todos na organização na mesma página. Você tem mais direção quando se trata de moldar os planos futuros de marketing e da empresa como um todo.
Uma abordagem focada ajuda a otimizar totalmente seus recursos, tempo e dinheiro. E ter a sua persona e público alvo definidos contribui para manter o foco.
Conteúdo personalizado
As mensagens de marketing atingem mais profundamente quando os leitores podem se identificar. Pois marcas que têm um mercado grande e variado de clientes, geralmente, lutam para criar campanhas de marketing que falem diretamente com seu público.
Afinal, como seus espectadores são muito diferentes, poucos slogans ou histórias podem falar com cada pessoa em um nível pessoal.
Enfim, por meio do marketing direcionado, com persona e público alvo definidos, você pode aliviar esse problema, e se concentrar na elaboração de conteúdos para um público específico.
Competitividade
Diferencie sua marca dos concorrentes. No momento em que você para de tentar falar com todos os clientes do mercado, e passa a se concentrar em um segmento menor desse público, começa a se destacar dos concorrentes.
Quando os clientes se identificam claramente com sua marca, e suas propostas de venda exclusivas, eles podem escolher você em vez de um concorrente que não está falando especificamente para eles.
Desse modo, você pode usar seu posicionamento em marketing para tornar sua marca mais conhecida e exclusiva.
Persona vs público alvo: é possível usá-los em conjunto?
Essas duas ferramentas podem sim, serem usadas juntas. Afinal de contas, a partir do público alvo, é que você irá definir a sua persona.
O público-alvo será o seu público geral e, em seguida, a persona fornecerá um detalhamento maior, capaz de direcionar sua equipe de marketing para a criação das ações mais assertivas.
Então, o ideal é que você use essa combinação quando estiver com o intuito de atrair novos clientes, e novas personas para sua empresa.
Se você quer vender mais online, definir e fazer uso estratégico da sua persona e do seu público alvo é essencial. Por isso, aqui na Hungry Digital, todas nossas ações de marketing digital são baseadas nesses 2 elementos. Quer saber mais como usamos eles para garantir o seu sucesso? Então fale conosco!