Se você tem dúvida sobre o que é marketing de performance, como funciona e suas vantagens, então você veio ao lugar certo! Afinal de contas, elaboramos um guia completo, com tudo que você precisa saber sobre esse assunto!
Ter uma visão ampla sobre os resultados dos seus investimentos, é fundamental para obter sucesso no mundo dos negócios. No marketing digital não é diferente!
É possível observar os resultados das suas ações, para saber se está tomando as decisões corretas para alcançar os resultados almejados.
O marketing digital de performance é uma forma de medir esse tipo de resultado. Pois o ambiente digital proporciona essa possibilidade, de colocar em números a quantidade de visualizações de seus anúncios, os tipos de interações com o seu material e o quanto de suas conversões vieram de cada divulgação.
A internet tem mudado radicalmente o funcionamento do mercado. Consumidores e empresários estão lidando com um ambiente enorme, muito competitivo e em constante mutação.
Por isso, é fundamental lançar mão de ferramentas que ajudem a ter boas ações de marketing, usando a tecnologia a seu favor para planejar suas ações e conferir a efetividade do seu funil de vendas.
O marketing digital de performance, reúne todas as características necessárias para avaliar suas ações de marketing, e atrair novos clientes. Portanto, para saber mais, continue lendo este artigo, e tire todas as suas dúvidas!
O que é o marketing digital de performance e para que serve?
Como o próprio nome já diz, marketing digital de performance é uma estratégia que se baseia nos resultados, ou seja, no desempenho.
Trata-se de uma ramificação do marketing, que foca em indicadores de desempenho. Afinal de contas, a base desse tipo de marketing são os resultados em números.
O grande diferencial dessa abordagem está no foco em resultados. Por isso, todas as decisões são com base em dados. Além disso, esses dados passam por acompanhamento e testes de modo constante.
Esse tipo de estratégia permite ver, em detalhes, o funcionamento de suas ações. Assim, é possível saber o resultado e a efetividade dos seus anúncios. Pois os dados mostram:
- Para quem seu anúncio apareceu;
- Quantas pessoas assistiram;
- Por quanto tempo;
- Quem clicou no anúncio;
- Quem navegou pelo site;
- E quem chegou a finalizar uma compra, ou a abandonou no meio do caminho.
Dessa forma, esse tipo de estratégia é essencial para identificar se o investimento feito está dando retorno quase que em tempo real.
Assim, é possível ajustar as estratégias da forma mais rápida possível, caso não estejam apresentando os resultados que você espera.
Principais vantagens
A principal vantagem do marketing de performance é o poder que tem, de mostrar os resultados das ações de marketing de forma muito eficiente, quase em tempo real. Assim, é possível monitorar os resultados de suas campanhas, e tomar decisões imediatas caso seja necessário.
É uma maneira de evitar a perda de clientes, pois o monitoramento constante dos números do seu site, permite que você possa aplicar diferentes estratégias quando o momento se mostrar oportuno.
É também a melhor forma de conhecer o comportamento dos usuários que visitam seu site, de forma a traçar um perfil de cliente, investir em material adequado para atrair esses clientes e converter mais negócios.
Com isso, é possível aumentar o alcance da sua marca, pois você pode direcionar suas campanhas para o público certo. Afinal de contas, os resultados vão te ajudar a traçar o perfil de quem se interessa pelo seu conteúdo.
Dessa forma, ao melhorar a comunicação com o cliente, aumentam também as chances de melhorar a imagem da sua marca no mercado, se tornando uma autoridade no segmento.
O marketing digital de performance permite também aumentar a conversão. Pois os dados te ajudarão a ofertar os produtos certos, fazendo a divulgação nos melhores horários, e atingindo mais engajamento nas redes.
Lançar mão dos dados obtidos pelo marketing digital de performance, também oferece a vantagem da economia financeira. Pois permite perceber rapidamente ações ineficientes, e abortá-las. Ao mesmo tempo em que é possível focar só em campanhas que estão mostrando melhores resultados.
Além de ajudar a atrair mais clientes, as métricas do marketing de performance também servem para observar o comportamento dos clientes, com a finalidade de criar estratégias de fidelização dos clientes já conquistados.
Quais são as principais mídias utilizadas no marketing digital de performance?
Abaixo, você confere quais são as mídias mais utilizadas normalmente. Acompanhe!
São anúncios pagos, que ajudam a sua marca a se destacar na rede social. Além de patrocinar seus anúncios pagos, a ferramenta permite visualizar várias métricas para conhecer a efetividade do anúncio. Também é possível definir um segmento para sua divulgação.
Também oferece o serviço de anúncios pagos, permitindo segmentar o público alvo, e obter melhores resultados. É possível controlar a forma de cobrança, pagando conforme os resultados obtidos.
Também oferece possibilidade de pagamento na medida em que se tem resultados. Essa ferramenta veicula links patrocinados com os seus anúncios, para que eles apareçam na tela, nas primeiras colocações, quando forem feitas pesquisas relacionadas.
Quais são as principais métricas para mensurar o marketing digital de performance?
As principais métricas que permitem mensurar o marketing digital de performance são as seguintes:
- Taxa de conversão;
- Tempo de visita na página;
- Tráfego do site;
- Taxa de cliques (CTR);
- Custo por lead (CPL);
- Custo por clique (CPC);
- Retorno sobre investimento (ROI);
- Custo de aquisição por cliente (CAC).
Tantas métricas quanto dados, permitem realizar um planejamento de marketing personalizado para a sua empresa, pois cada dado é único, e diz muito sobre o perfil do negócio em questão.
Ações que possam estar fazendo sucesso em uma empresa, podem não surtir efeito positivo para outra. Assim, é preciso fazer bom uso dos dados, e analisá-los de forma profissional.
Dessa forma, é possível traçar o planejamento de marketing ideal para a sua empresa, buscando melhorar a comunicação com os clientes, atraindo novas pessoas e fidelizando aquelas que já negociam com você.
Para isso, é importante definir suas prioridades, para focar ainda mais em suas estratégias. Pois o objetivo principal do marketing digital de performance é intensificar os resultados.
Diferente dos métodos tradicionais, onde muitas ações demoram para ser realizadas, quem trabalha com performance busca atrelar velocidade à qualidade.
Quer saber como o marketing digital de performance pode ajudar seu negócio a crescer mais rápido? Fale conosco agora mesmo!