Encontre aqui todas as informações sobre o Pinterest Ads, e como essa ferramenta funciona no país. O Pinterest é uma rede social utilizada para compartilhar fotos e inspirações.
Os compartilhamentos podem ser gerenciados por meio de imagens temáticas, de modo que é possível acompanhar assuntos de interesses específicos.
A ferramenta foi criada em 2010, e tem se tornado muito útil para o marketing digital. Com isso, muitas empresas têm usado a rede para divulgar suas marcas.
O Brasil é um dos 10 maiores mercados do Pinterest, com cerca de 400 milhões de usuários ativos no país. Tanto sucesso permitiu que a rede alavancasse os resultados de muitas empresas, que realizam seu marketing digital nessa plataforma.
Para melhorar ainda mais os resultados do marketing digital, a rede lançou a ferramenta Pinterest Ads no Brasil.
Ela possibilitará a veiculação de anúncios patrocinados na rede social. Com isso, o marketing digital nessa rede deve ficar ainda mais eficiente.
Portanto, para entender melhor o que é Pinterest Ads, e como a ferramenta funciona no Brasil, continue lendo este artigo!
O Que é o Pinterest Ads?
Pinterest Ads é uma ferramenta de negócios, que faz parte da rede social Pinterest. Nela, é possível criar anúncios patrocinados e impulsionar os pins, ou publicações. Assim, elas podem ser entregues para um maior público dentro da própria rede social.
Aliás, o funcionamento é semelhante ao que já ocorre em outras redes, em anúncios no Instagram e Facebook, que permitem a criação de campanhas publicitárias, direcionadas para um público com perfil para se tornar um cliente da marca.
Com ela, é possível encontrar clientes em potencial e divulgar a sua empresa para um grande número de pessoas. Dessa forma, fica mais fácil atingir os resultados almejados pela estratégia de marketing.
Quais são as vantagens do Pinterest Ads?
O Pinterest Ads promete aumentar, e muito, a venda da sua empresa. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma, 98% dos usuários dizem que experimentaram coisas novas (as quais eles encontraram no Pinterest), contra 71% em outras plataformas de mídia social.
São muitas as vantagens de usar estratégias de marketing digital em campanhas direcionadas no Pinterest Ads. Dentre os principais benefícios, podemos considerar os seguintes.
- Conseguir mais tráfego em sua página ou no perfil do Pinterest;
- Melhorar a visibilidade da sua marca na internet, aumentando o seu alcance e reconhecimento;
- Converter as pessoas que visualizam o seu conteúdo em leads e em clientes, usando a sua loja virtual ou landing page;
- Impulsionar vendas em loja ou contratação de serviços;
- Atrair a atenção de possíveis clientes quando estão procurando inspirações na rede social;
- Acessar o Pinterest Partner, um programa de parcerias, que agrega várias empresas que dominam a rede social, e que podem contribuir para impulsionar o seu negócio. Essas parcerias podem ajudar com consultoria sobre conteúdos criativos, publicidades e análise das métricas. Portanto, vale a pena contar com esse apoio profissional para melhorar suas ações de marketing digital.
Formatos possíveis no Pinterest Ads
O Pinterest é uma rede social bastante visual. Pois o seu objetivo principal é compartilhar inspirações por meio de fotos e outras imagens. Assim, a principal forma de veicular conteúdo nessa rede é com vídeos, fotos, ilustrações e afins.
Por isso, é essencial garantir a qualidade das fotos ou dos vídeos que a sua empresa divulgar, para que possam, de fato, chamar a atenção dos usuários dessa rede social.
Então, os formatos de anúncios disponíveis no Pinterest Ads são visuais. De maneira geral, é bem simples criar uma campanha usando a ferramenta, seja com um smartphone ou computador desktop.
Os principais formatos do Pinterest Ads são:
- Estático (formato padrão): é o pin padrão que aparece em imagens quadradas ou verticais.
- Carrossel: é o anúncio com muitas imagens que podem ser vistas ao deslizar a tela. É possível usar para aprofundar mais no anúncio, mostrando detalhes.
- Shopping: é semelhante ao estático, ou mesmo com o vídeo, mas é um anúncio que direciona para a loja online ou catálogo, buscando conversões mais rápidas.
- Coleções: um anúncio que se apresenta em quatro imagens, uma delas em destaque, e outras três em tamanho menor, logo abaixo da maior. As imagens devem possuir relação entre si.
- Vídeo: funciona com vídeos curtos, o ideal é não ultrapassar 15 segundos. Pelas características da rede social, a dica é focar em uma imagem chamativa, e veicular vídeos que mostrem o que a empresa quer comunicar, ou escrevam. Pois é uma plataforma muito visual. Por isso, ao acessá-la, não ativa-se o som.
Como o Pinterest Ads te ajuda a encontrar a sua audiência?
É possível encontrar a sua audiência com o Pinterest Ads, por meio das ferramentas de segmentação da rede. Pois elas ajudam a atingir o público desejado para cada campanha divulgada.
Portanto, as principais ferramentas de segmentação do Pinterest Ads são:
Dados demográficos
É uma das formas mais usadas pelo marketing digital para segmentar o público. As informações mais usadas nessa segmentação são:
- Área geográfica;
- Idade;
- Gênero;
- Língua;
- Entre outros.
Contudo, é possível considerar informações muito gerais, oferecendo menos possibilidade de conversão.
Palavras-chave
É uma estratégia para melhorar as conversões, pois a busca por termos específicos, geralmente, é feeita por pessoas que têm algum interesse no produto ou serviço que está procurando.
Dessa forma, o anúncio patrocinado aparecerá para as pessoas que buscarem por pins com as palavras-chave definidas no anúncio.
Interesses
É uma configuração interessante para o anúncio, aparecer no feed dos usuários conforme navegam pela rede. Os anúncios serão direcionados levando em conta as buscas e os conteúdos que as pessoas costumam consumir.
Públicos parecidos
Essa ferramenta é ideal para quem já tem uma clientela definida e a conhece bem. Pois a ferramenta envia seus anúncios, para pessoas que tenham um perfil de comportamento semelhante ao das pessoas que já compraram, ou fizeram negócio com a sua empresa.
Listas de clientes
É uma ferramenta para alcançar pessoas que já tenham tido alguma interação com a sua marca. A vantagem é que esse público tem mais chances de conversão por já ter se interessado pela marca.
Segmentação automatizada
É feita de forma automática pelo Pinterest Ads, com base no banco de dados da plataforma. Esta define o público para o qual mostrará a campanha, considerando as características do pin, e do comportamento dos usuários.
Para anunciar no Pinterest, o primeiro passo é criar uma conta, e após isso deverá criar uma campanha através do Gerenciador de Anúncios.
Contudo, essa campanha deve ter um objetivo, como aumentar a consideração ou obter conversões.
Depois disso, é necessário criar um grupo de anúncios, no qual define-se o orçamento, cronograma, público-alvo e lances para os anúncios dentro do grupo.
Anunciar no Pinterest e criar anúncios que vendem, exige planejamento e estratégia, assim como em qualquer outra campanha de anúncios. Então, se você quer investir nessa novidade, conte com a Hungry Digital!
4 Comentários.
Sempre tive curiosidade em saber como funcionava essa plataforma. Valeu!!!
Muito bom! Mais uma ferramenta para alancar vendas.
Muito bom!
Não sabia que era possível anunciar no Pinterest, muito bom saber. Trabalho com produtos criativos, já tenho bastante engajamento por lá, mas ter ainda mais seria perfeito