O Benchmarking é uma forma de analisar as práticas que outros negócios realizam, para conseguir entender como aplicá-las também no seu negócio.
Em outras palavras, é um formato de estudo que você realiza sobre o mercado, para analisar a sua concorrência através de técnicas que fazem sentido no seu segmento.
Nos negócios, analisar o mercado no qual você está inserido e a sua concorrência são os pilares para construir um planejamento estratégico sólido, e os primeiros passos que os empreendedores desejam dar, se quiserem estabelecer um negócio de sucesso.
É mais do que fundamental ter consciência do ambiente ao qual a sua empresa está inserida. Pois isso te permitirá encontrar boas práticas que ajudem a sua empresa a prosperar. Sendo assim, é nesse contexto que o benchmarking ganha destaque.
Para ilustrar melhor, suponhamos que você possua um negócio de alimentos naturais. A estratégia de benchmarking se tornará uma aliada no momento de definir, por exemplo, como você irá criar uma loja virtual ou um site, ao oferecer informações a respeito da comunicação e de quais estratégia de marketing digital no segmento.
Além disso, ajuda ainda a definir outros fatores como a qualidade dos produtos, as matérias-primas, as melhores plataformas para vendas online, embalagens e muito mais!
Por isso, o Benchmarking não só auxilia na análise do que é feito pela sua concorrência, mas também é perfeito para promover um autoconhecimento da sua marca, dos seus processos, das suas virtudes e os pontos que precisam de melhoria.
Tipos de Benchmarking
O Benchmarking possui 5 tipos diferentes que são indicados para áreas distintas de atuação, e em diferentes contextos. Enfim, veja um pouco sobre cada um desses tipos abaixo:
1. Benchmarking Competitivo
Esse é o tipo mais comum de benchmarking, e se baseia na comparação com a concorrência. Aqui, a ideia é capturar os resultados de outras empresas que concorrem com você diretamente.
Os principais dados utilizados na busca são faturamento, crescimento, estratégias que se aplicam no marketing digital de performance, e outras informações simples como essas, que são fáceis de encontrar.
2. Benchmarking Genérico
Neste tipo, o estudo não necessariamente é feito entre empresas que estão concorrendo no mesmo público, ou que vendem os mesmos produtos ou serviços. O único quesito é que existam alguns pontos em comuns no que tange ao modelo de operação.
Um exemplo: duas empresas que vendem suas mercadorias de forma online. Uma delas está querendo melhorar o seu serviço de entrega e, para isso, faz um benchmarking com outra empresa que é destaque nesse quesito.
3. Benchmarking Funcional
Já o benchmarking funcional é ainda mais livre. Por isso, pode ser feito com empresas que tenham segmento e operação totalmente diferentes dos seus.
Desse modo, por ser mais amplo, a tendência é que prevaleçam os estudos sobre estratégias mais gerais de negócio. Gestão financeira e recursos humanos são bons exemplos, uma vez que, independentemente da área de atuação, são setores primordiais para a sustentabilidade de qualquer empresa.
4. Benchmarking Cooperativo
O benchmarking cooperativo, por sua vez, é um tipo de estratégia paralela a qualquer um dos outros três tipos descritos anteriormente.
Nesse caso, esse benchmarking se baseia em uma parceria para a troca de experiências, contribuindo para ambos os lados envolvidos.
5. Benchmarking Interno
Por fim, esse tipo foca em comparar os processos de setores diferentes de uma mesma organização, por isso, o nome benchmarking interno.
Principais vantagens de fazer Benchmarking
Agora que você já sabe o que é benchmarking, é o momento de conhecer as vantagens que ele pode trazer para a sua empresa. Então, confira atentamente as principais delas abaixo:
1 – Te ajuda a identificar seus pontos fracos
Como falamos, além de te dar uma visão do cenário externo, fazer benchmarking te auxilia a visualizar, de uma forma mais profunda, o que acontece no seu próprio negócio.
Ter esse diagnóstico é essencial para adquirir autoconhecimento, e saber quais são seus pontos fracos. Com isso, você tem a possibilidade de melhorar e definir indicadores de desempenho para acompanhar seus avanços.
2 – Ajuda a identificar as tendências de mercado
Estar atento e estudar os métodos que as outras empresas do ramo aplicam, é essencial para se manter atualizado, num mundo onde tudo muda muito rápido e constantemente.
Por isso, fazer benchmarking é uma das maneiras mais eficazes de se identificar as tendências, e o que há de novo nos processos.
3 – Contribui para um melhor relacionamento com outras pessoas
Da mesma forma que qualquer pesquisa de campo, onde você sai em busca de dados, e conversa com outras pessoas para adquirir informações, o benchmarking também proporciona uma certa troca – e muito rica – entre empresas e pessoas, melhorando o relacionamento entre elas.
E quando falamos de pessoas, falamos desde os seus concorrentes, até os seus consumidores, passando pela equipe que trabalha para você!
4 – Te ajuda a identificar os novos insights para sua marca
Por fim, o benchmarking te ajuda a identificar as novas tendências, através das observações dos seus processos internos. Esses estudos são capazes de te trazer novos insights!
Por se tratar desse estudo bem analítico e de alta observação, a metodologia também te auxiliará na questão prática, revelando os melhores caminhos, para aplicar novas ferramentas e ideias que surgirem.
Como Fazer Benchmarking
Então, agora que você já sabe tanto do que se trata como os benefícios, é hora de colocar a mão na massa! Veja o passo a passo de como fazer benchmarking na sua empresa!
1 – Defina um objetivo
O primeiro e um dos mais importantes passos, é estabelecer um objetivo claro do que se analisará. Uma forma de fazer isso é listar os pontos que você quer observar nas outras empresas, e que você quer melhorar no seu próprio negócio.
2 – Definir quais indicadores usar
Tendo o objetivo em mente, é hora de definir os indicadores que usará para avaliar a estratégia. Esses indicadores variam de objetivo para objetivo, já que ambos estão relacionados.
Um exemplo é: se você quer benchmarking para engajamento em redes sociais, você pode usar métricas como curtidas, comentários, seguidores e compartilhamentos.
3 – Identifique seus pontos forte e fracos
Faça uma análise sobre a sua própria empresa a partir das informações que está coletando, criando uma lista com seus pontos fortes e fracos.
O ideal é utilizar a análise SWOT para esse ponto, que considera as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças referentes ao seu negócio.
5 – Elaborar uma estratégia
Agora que você já possui os resultados e as análises, pense sobre como vai começar a implementar tudo isso!
Para tanto, é essencial pensar em um plano de ação para te ajudar no processo de implementação, e como manter a consistência e o foco durante todo o processo.
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