Encontre aqui todas as informações que você precisa para criar um anúncio de venda otimizado para o Google para alavancar as suas vendas, e ainda reduzir os custos com marketing digital. Ficou interessado? Então, leia até o final, e confira como isso é possível!
O que é o Google Ads e como funciona?
O Google AdWords (ou Google Ads, hoje em dia) é uma ferramenta voltada para publicidade online. Onde é possível exibir anúncios de venda no formato de links compartilhados, por exemplo, no momento em que um usuário realiza uma busca.
Hoje, já existem outras ferramentas como o Google Ads. Mas o Google ainda segue liderando o ranking mundial de receita de publicidade online: em 2019, a receita da plataforma foi de U$ 134 bilhões!
Mas o que fez o Google Ads se sobressair? Bom, ela não é uma ferramenta que te possibilita fazer apenas a publicidade comum, utilizando mídias tradicionais.
Ao contrário disso, com ela, você pode entregar esses anúncios de venda para uma audiência mais qualificada, através de uma segmentação bem específica que você pode construir, o que é estratégico para o marketing digital.
Então, como resultado, quando você realiza alguma pesquisa, logo em seguida receberá vários anúncios de algum produto e/ou serviço relacionado com a sua busca.
Fora isso, esses anúncios ficam em locais bem estratégicos das páginas, com a finalidade de realmente chamar a atenção dos usuários.
Existem vários tipos de campanha Google Ads, o que te possibilita exibir esses anúncios de vendas em outros formatos, como banners e vídeos. Bem como em diversos sites que também têm parceria com o Google.
Portanto, o grande diferencial que o Google Ads pode oferecer para a sua empresa, é essa possibilidade de os anúncios serem dirigidos a um público super segmentado.
Você não pagará apenas para aparecer mais nas páginas do Google, mas também pagará para investir em uma audiência qualificada, e que realmente tenha relação com a sua marca. Com isso, poderá acompanhar todos os indicadores de desempenho de perto para garantir um investimento eficiente.
Enfim, todo o esquema será feito com base em cookies e palavras-chave, permitindo determinar onde se exibirão os anúncios.
Anúncio de venda – como tudo isso funciona?
Bom, a plataforma do Google Ads possui 4 formatos de anúncio de venda, para você investir e explorar ao máximo:
1. Anúncios na rede de pesquisa
Esses são aqueles anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave.
Geralmente, estão localizados ou no início ou no fim da SERP (Search Engine Results Page). E possuem uma legenda escrita “Anúncio”, que significa que aquele link é patrocinado.
É ideal para alcançar pessoas que estão buscando por algum produto, serviço ou solução. Além disso, nele, existe a vantagem de que o anunciante só paga quando alguém clicar no link patrocinado para acessar o site.
2. Anúncio de venda na rede de display
Esse outro tipo é publicado em websites, páginas de notícias ou blog. Essas páginas formam a Rede de Display do Google, e ela é responsável por alcançar cerca de 90% dos usuários da internet.
Se formos falar em números, os anúncios de venda do Google são exibidos em mais de 2 milhões de sites, e em quase 700 mil aplicativos.
Possuem muitas opções e possibilidade para segmentar, para palavras-chave, informações demográficas e de remarketing.
Aliás, também existem diversas maneiras de usar a publicidade:
- Banner: Pode conter imagens, animações, elementos interativos e personalizações.
- Texto: Possuem o formato de “caixa de texto”, com título, descrição, nome da sua empresa e URL.
- Gmail: Personalizado no Gmail e aparece diretamente na caixa de entrada dos usuários.
- Aplicativos: Aparecem diretamente nos aplicativos para celular.
3. Anúncios no YouTube
Se você assiste vídeos pelo YouTube, com certeza já percebeu os anúncios que aparecem nos vídeos, seja no início, antes de começar ou durante cada um deles.
Além desses anúncios, você também pode criar algumas campanhas, que podem ser vinculadas em vídeo na plataforma do YouTube.
O interessante do YouTube é que ele conta com bilhões de usuários acessando a rede todos os dias, e diversas vezes ao dia. Assim, você pode escolher o público-alvo que deseja atingir de acordo com fatores como idade, local, sexo, interesses e várias outras opções.
Outra coisa interessante é que você só pagará se realmente houver interação com a sua campanha. Ou seja, se pularem o seu anúncio antes de 30 segundos ou antes do fim, você não paga nada.
Se você gostou dessa opção, recomendamos a leitura do nosso post “5 motivos para usar vídeos na sua estratégia de marketing“, com certeza vai te ajudar bastante.
4. Anúncio de venda de aplicativos
Por fim, você pode fazer um anúncio de venda em aplicativos, caso deseje aumentar o seu alcance de pessoas atingidas. Com esse modelo, você consegue divulgar tanto o seu negócio, como o seu aplicativo para usuários do Android e do iOS.
3 dicas de como criar um anúncio de venda otimizado para o Google
Agora que você já sabe do que se trata o Google Ads, e como ele funciona, veja abaixo 3 dicas simples sobre como criar os melhores anúncios de venda otimizados para o Google:
1 – Otimize suas páginas de destino
Página de destino nada mais é, do que a página para a qual os usuários que clicarem no anúncio serão direcionados.
Para otimizar essas páginas, primeiro tenha certeza de que a página de destino está de acordo com a promessa feita no anúncio!
Além disso, foque no design e na usabilidade da sua página, bem como na velocidade de carregamento. Os usuários sempre irão preferir sites rápidos, e voltarão mais neles.
Então, pense bastante na experiência que o usuário terá ao acessar a sua página. Foque no desempenho dela, e use teste de compatibilidade com os dispositivos móveis para garantir os melhores resultados.
2 – Teste suas chamadas para ações
Sempre faça testes A/B! As chamadas de ação são o que determinarão se o usuário irá clicar no link ou não. Por isso, elas devem ser as melhores possíveis!
Portanto, crie modelos diferentes de CTAs, e distribua para segmentos diferentes, e em públicos diferentes.
No final, analise os resultados, para ver quais deles receberam mais cliques em cada segmento. Isso te ajudará a entender melhor o perfil do seu público, e o que chama mais a atenção.
3 – Adicione públicos de remarketing à sua segmentação:
O remarketing é uma ferramenta essencial para aplicação eficiente do funil de vendas. Nesse tipo de segmentação, você exibe seu anúncio de venda, para pessoas que possuem as mesmas características que os usuários que já estão nas suas listas de remarketing. Por isso, é interessante investir nela para otimizar ainda mais os seus anúncios.
Enfim, para adicionar esses públicos, siga esses passos:
- Entre na sua conta do Google Ads;
- Na barra de navegação à esquerda, clique na campanha à qual a segmentação que irá adicionar;
- No Menu de páginas à direita da barra de navegação, clique em Públicos-alvo;
- Clique no ícone de lápis;
- Na seção “Editar públicos-alvo”, clique em Selecionar um grupo de anúncios, ou no ícone de lápis ao lado dessa opção;
- Na caixa “Todos os públicos-alvo”, clique em Remarketing e Públicos-alvo semelhantes. Em seguida, procure e selecione as listas que você quer segmentar.
- Clique em Salvar.
Fazer tudo isso é trabalhoso, leva tempo, e precisa de planejamento estratégico, além de qualificação técnica para não jogar dinheiro fora. Por isso, você precisa de ajuda para criar anúncios que vendem no Google Ads fale conosco agora mesmo!