A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de problemas para o país de uma forma geral. No entanto, ela também trouxe inúmeras oportunidades e lições para empreendedores.
No post de hoje, você confere 5 delas, e como essas lições afetaram a vida e a visão de vários gestores empreendedores!
5 Lições para empreendedores
Uma crise sanitária global foi capaz de virar o mundo de cabeça para baixo e trazer mudanças significativas, que passaram a ser reconhecidas como o “novo normal”. Esse momento difícil nos ensinou vário lições, mas optamos por destacar apenas 5. Abaixo, descrevemos cada uma dessas 5 lições para empreendedores após 1 ano de Covid-19:
1 – A importância da transformação digital foi uma das grandes lições para empreendedores
A pandemia do novo Coronavírus acentuou um ponto que já era muito discutido: a transformação digital e o marketing digital não são apenas essenciais, mas parte de um projeto que deve ser considerado por todos os negócios ao redor do mundo.
Afinal de contas, no fim, as empresas que terão sucesso serão aquelas que conseguirem aplicar esses estratégias.
Nesse contexto, a situação da pandemia fez com que as empresas precisassem repensar toda a sua estrutura, para se adaptarem à “nova realidade”, ao “novo normal”.
Aliás, inúmeras foram as marcas – muitas grandes – que não conseguiram aguentar esse processo.
Ao mesmo passo que outras empresas e setores, se deram muito bem nesse novo normal de isolamento social. Principalmente às empresas nos setores de bens de consumo, artigos para casa e tecnologia.
E o que foi que ajudou essas empresas a resistirem a toda essa situação? Sem dúvida foi a transformação digital.
O online passou a ser rotina e o principal palco de vendas, como mostrado no relatório SpendingPulse. O qual apontou que o e-commerce brasileiro cresceu 75% em 2020, se comparado ao ano anterior.
As empresas que se inseriram nessa transformação digital, e abraçaram o processo, conseguiram encontrar formas de se recuperar. Assim como caminhos para crescerem mesmo em meio à pandemia.
Portanto, se tornou mais do que claro a necessidade de as empresas se inserirem nesse processo, que já estava acontecendo, mas acelerou ainda mais nesse momento de crise.
2 – Reserva financeira é essencial
Quantas vezes você leu ou ouviu que as empresas precisam manter reservas financeiras? Pois bem, a pandemia veio para comprovar, da pior forma, essa necessidade.
Quanto tudo precisou fechar, as empresas que tinham ali uma reserva separada para eventuais problemas, foram as que tiveram mais facilidade para lidar com todo esse movimento.
Isso abre um espaço para você realizar uma análise sobre seu próprio negócio: “será que eu dependo exclusivamente do funcionamento normal do comércio, para conseguir manter meu negócio?” Se a resposta for sim, é necessário rever as suas operações!
Portanto, a dica é: antes de você pensar unicamente em lucrar, pense em começar a gerar uma reserva financeira.
O ideal é que ela seja capaz de te manter em funcionamento durante alguns meses. Inclusive se o seu negócio não estiver lucrando. Afinal, nunca sabemos o que esperar para o futuro, não é mesmo?
3 – A necessidade da presença digital – mais uma lição para empreendedores
A importância da transformação digital trouxe consigo a necessidade de presença digital. Principalmente em um contexto onde a maioria dos processos de compra e venda estão acontecendo através dos canais online.
Não há dúvidas de que bem antes de toda a situação da pandemia acontecer, nós já estávamos em um processo de transformação digital.
Sendo assim, a pandemia apenas acelerou esse processo que já estava em andamento.
Nesse novo normal, a necessidade de vender online deixou de ser uma segunda opção para as marcas, e se tornou prioridade para os negócios. Principalmente no quesito de manter vendas ativas.
Os motores dessa situação foram o fechamento do comércio, e a necessidade de isolamento social. Sendo impossível usar apenas dos canais físicos da sua empresa para manter as vendas.
Pela lógica: para vender para o seu cliente, você precisa estar onde ele está: no ambiente digital. Se tornou mais essencial do que nunca ter presença nas redes sociais, fazer anúncios no instagram e facebook, além e possuir um bom site.
Fora toda essa situação, o e-commerce é hoje a opção perfeita para aqueles que desejam investir menos uma vez que o marketing digital ajuda na redução de custos. E ao mesmo tempo, aumentar o alcance da marca, o que ajuda a atingir consumidores que se encontram além da sua cidade, estado ou, até mesmo, país.
Portanto, hoje em dia, estar no meio digital é muito mais do que essencial para crescer e lucrar mais. Além de te possibilitar atingir muito mais clientes em potencial, do que você conseguiria atingir se trabalhasse apenas de forma física.
4 – As pessoas devem estar sempre em 1° lugar
Mais uma das lições para empreendedores que a pandemia trouxe, e enfatizou com muita força, foi a necessidade de colocar as pessoas sempre em primeiro lugar.
Nesse contexto, os colaboradores das empresas precisaram adaptar a sua forma de trabalho ao trabalho remoto, o uso de novas tecnologias para manter tudo funcionando.
Bem como a necessidade de encontrar formas de conseguir apoiar os consumidores e clientes da marca.
O gerenciamento de riscos e de pessoas foi colocado à prova. Não que isso seja totalmente novo. As empresas adotaram novas lições de gestão desde o último ano, onde alguns conceitos e ideias de gestão tradicional foram substituídas.
Isso se acelerou ainda mais por conta da mudança dos colaboradores e dos consumidores. E, principalmente, por conta da mudança significativa do ambiente que citamos acima.
Portanto, a lição que fica é: as empresas precisam sempre colocar as pessoas no centro do negócio, em primeiro lugar. E isso vale tanto para os seus colaboradores, como para os seus clientes.
Desse modo, pensando nos seus consumidores, se preocupe mais em ajudá-los do que em vender mais. Hoje, é mais do que certo que, ao ajudar a solucionar as dores do seu cliente e se mostrar preocupado, a venda será consequência disso.
Mais do que nunca, foi explicitado que o relacionamento com as pessoas se tornou a chave para o sucesso das empresas.
5 – Saber se comunicar é fundamental
Por fim e também extremamente importante, após um ano de COVID-19, ficou muito claro para todos os empreendedores que saber se comunicar é essencial para ter sucesso.
Sem dúvida, essa é uma das principais lições para empreendedores na pandemia.
Durante esse período de adaptações e incertezas, um dos fatores que ajudaram a determinar o sucesso ou o fracasso das empresas, foi exatamente a capacidade de comunicação.
Ou seja, como o empreendedor se comunica com as partes interessadas, e envolvidas, no seu negócio. Aliás, não só no âmbito externo, como também no âmbito interno da empresa.
Portanto, a comunicação, ou melhor, a boa comunicação, deve ser o pilar da sua lista de prioridades para a sua empresa. Esse contexto, onde o público e a equipe ficaram distantes entre si, ajudou a acentuar, mais ainda, essa necessidade.
Portanto, vale a pena você tirar um tempo para analisar a estrutura dos seus canais de comunicação empresariais, e verificar se eles realmente são eficientes.
Enfim, para que a sua empresa esteja sempre alinhada, você deve investir tanto em canais de comunicação, como em rotinas bem alinhadas entre si.
O que achou das lições que aprendemos com a pandemia do COVID-19? A sua empresa aproveitou as oportunidades de crescimento que sugiram? Deixe sua resposta nos comentários abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse post com amigos empreendedores, com certeza eles vão te agradecer!