Se você tem dúvida sobre o que é link building, e como essa estratégia é tão importante para o marketing digital, é só continuar lendo. Pois elaboramos um post completo, com todas as informações que você precisa saber sobre esse assunto, para garantir o sucesso do seu negócio!
O que é link building e qual a sua importância?
Link building é um conjunto de estratégias, que faz parte de um planejamento de SEO completo, que tem a finalidade aumentar o número de backlinks (links externos) para o seu site, e construir uma espécie de rede de links.
Ou seja, o link building ocorre quando outras páginas da internet utilizam um link que leva a uma página sua, fazendo menções à sua marca, e gerando essa porta de entrada para o seu site.
É uma estratégia muito utilizada que é muito difícil de se trabalhar dentro do SEO, por isso contar com a ajuda de uma agência SEO especializada é sempre bem vindo.
Os benefícios principais do link building, é que ele ajuda a aumentar o ranqueamento orgânico do seu site e, consequentemente, gera mais tráfego e atrai mais visitantes.
Mas, por qual motivo isso ocorre? Quanto mais links de qualidade forem usados e levarem diretamente para a sua página, mais fácil fica para os algoritmos do Google entenderem que o seu conteúdo é relevante para os usuários.
Quando um usuário visita seu site através de um link externo, o Google acaba entendendo que o seu conteúdo é uma “referência” no assunto, e passa a entender a importância dele.
Outro benefício de criar uma rede de links, é a melhor experiência do usuário ao navegar pelas páginas, e conhecer outros conteúdos.
A boa experiência do seu leitor, tende fazer ele voltar a acessar o seu site no futuro, algo que é bem visto pelo Google. Então, aqui vai uma dica: só insira link quando eles realmente fizerem sentido para o usuário.
Portanto, busque adotar o link building como uma prática dentro da sua estratégia. Tenha em mente que os links são importantes, mas também são essenciais e indispensáveis para ganhar pontos com o Google, gerando maior autoridade dentro da web.
Link Building – Como o Google Avalia?
Mas, afinal, como o Google avalia uma quantidade imensa de conteúdo na web, e define que a sua página deve ter uma boa classificação?
A verdade é que o Google utiliza uma infinidade de pontos para classificar as páginas. Assim, dê uma olhada nos principais fatores que são usados pelo Google para avaliar o perfil dos links, e de uma página como um todo.
No fim, ele considera tanto a qualidade como a quantidade para fazer essa classificação:
Quantidade de Links
Um dos critérios mais antigos usados pelo Google, esse critério era a base do PageRank e, basicamente, diz que quanto mais links um site tem, mais ele é relevante.
Ainda hoje esse critério é válido, e um dos mais importantes no momento de avaliação dos links pelo Google. Mas fique atento! De nada adianta ter vários links, de vários sites, diferentes, se eles não forem sites confiáveis e relevantes.
Diversidade de Links
Foque em ter links em diversos domínios diferentes. Afinal de contas, a diversidade do perfil de links também é um critério utilizado pelo Google, e te ajuda a reforçar a autoridade que possui.
Contexto do Link
Outro critério é o contexto do link. O Google consegue entender quando o contexto em que o link está realmente é relevante. Portanto, essa é a importância de só inserir links nos locais que realmente fazem sentido.
Texto-Âncora
O texto-âncora se refere ao texto clicável do link, e também acaba dizendo muito sobre a página linkada. A ideia é que ele traga uma palavra-chave, ou alguma pequena descrição sobre o conteúdo que o leitor encontrará ao acessar a página.
Por isso, é necessário utilizar uma correspondência certa da palavra-chave, dentro do texto-âncora do link. Isso ajuda a reforçar a autoridade do termo.
Confiabilidade
Aqui, o Google considera a confiabilidade dos sites no momento do rankeamento. Portanto, quanto mais sites confiáveis citarem você – e vice-versa – mais você será visto como confiável pelo Google.
O que são backlinks? Qual a importância para a sua estratégia?
Como citamos mais acima, os backlinks são os links estratégicos usados em um texto, para levar o leitor até a sua página, e que seja relevante para o usuário.
O backlink é uma estratégia fundamental no SEO pelo fato de o Google utilizá-los como critério de rankeamento, já que o enxerga como uma espécie de “indicação”, fazendo o seu conteúdo parecer um conteúdo de qualidade.
Portanto, os backlinks podem ser internos ou externos, como explicamos. E possuem a função principal de dar ao usuário uma boa experiência no site.
Como iniciar uma estratégia usando backlinks?
Agora que você já sabe o que é link building, backlinks e a sua importância, ficam aqui três dicas para você iniciar a sua estratégia de backlinks!
1 – Comece definindo seus objetivos
Em primeiro lugar, defina os seus objetivos finais com os backlinks. Normalmente, alguns dos focos principais são:
- Melhorar o rankeamento de uma página;
- Fortalecer a sua marca ou o seu domínio;
- Conquistar tráfego e visibilidade.
Definir o objetivo é muito importante, pois cada estratégia necessita de tipos diferentes de backlinks, diferentes quantidades e diferentes parceiros.
Quer um exemplo? Se você quer rankear melhor uma página sobre um tema, o ideal é que você priorize textos idênticos, ou variações das palavras-chave no link.
Por outro lado, se você quer tráfego, é ideal que não utilize palavras-idênticas, mas sim textos que convençam o cliente a clicar. Por exemplo, se é um texto sobre celular, o link pode ser algo como “melhores celulares de 2021”.
2 – Identifique quais são os seus diferenciais
Outro ponto que você deve focar é entender quais são os seus diferenciais. Ou seja, o que você pode oferecer para um parceiro em potencial, que o faça retribuir a sua proposta com um backlink?
Alguns dos diferenciais são:
- Conteúdo de qualidade;
- Dados inéditos (que ninguém mais tenha);
- Produto ou serviço (oferecer produtos ou serviços teste de graça em troca de um backlink);
- Autoridade do seu site e equipe com nomes importantes no mercado no qual atua.
3 – Faça boas parcerias
Por fim, foque em buscar por boas parcerias! Afinal de contas, quem coloca o link da sua página numa página externa são terceiros.
Portanto, busque por pessoas e páginas dispostas a criar e trocar esses links, gerando um bom relacionamento. Para encontrar bons parceiros, pesquisa por sites de confiança, que possuem autoridade e que disponibilizam conteúdos bons aos usuários.
Para te ajudar, você pode consultar indicadores de page Authority e Domain Authority da Moz. Pode consultar também as pontuações das páginas dos potenciais parceiros, para ver se realmente vale a pena ter backlinks com eles.
Para te ajudar, foque em páginas com mercados similares, empresas e pessoas que possuam personas semelhantes às suas e a probabilidade de linkagem!
Se você precisar de ajuda com a sua estratégia, poderá contar com nossa consultoria SEO completa, onde faremos uma análise do seu site, e elencaremos todos os pontos de otimização necessários para ter sucesso na busca orgânica. Ficou interessado? Fale conosco agora mesmo!