Já está sabendo da novidade? O Google anunciou mais uma mudança no algoritmo para 2023. Apesar de ser comum haver atualizações recorrentes, essa foi a primeira atualização de grande escala que o Google lançou em seu algoritmo esse ano.
O Core Update March 2023 chegou com tudo, contendo atualizações significativas para os especialistas em SEO. De acordo com o especialista em buscas, Barry Schwartz, essa nova atualização poderá impactar muito mais os profissionais da área de SEO Black Hat – que são as que violam as diretrizes do Google e demais mecanismos de busca – mas ainda não é dado como certeza.
A seguir, vamos conferir quais foram as principais mudanças de algoritmo do Google, as últimas atualizações e demais informações que poderão te guiar a partir disso.
Principais mudanças de algoritmo do Google
O Google já lançou diversas mudanças de algoritmo desde o seu início. Entre as principais, temos:
Florida
Não poderíamos começar sem citar a primeira atualização que foi feita pelo Google, no ano de 2003. Ela foi responsável por inserir o SEO, que resultou em tantas outras grandes mudanças e possibilidades para o mercado digital.
Panda
A atualização conhecida como Panda, feita em 2011, foi responsável por retirar do ar uma grande quantidade de sites que não ofereciam conteúdos de qualidade para a web.
Pigeon
A atualização Pigeon (2013) foi responsável por inserir um excelente aprimoramento na busca por localização no Google, oferecendo resultados que condizem com o local em que o usuário está.
Mobilegeddon
Aqui começam as mudanças a partir dos dispositivos móveis, em 2015. Aqui, foi dada maior prioridade para os sites que eram amigáveis para o Google. Ainda não era avaliada a questão mobile.
Fred
Ocorrida em 2017, foi um verdadeiro pente fino para remover sites que não ofereciam conteúdos relevantes e que continham muitas propagandas na página.
Mobile-First Index
Aqui chega a prioridade para os dispositivos móveis, onde o que deveria vir primeiro era o mobile – algo que continua crescendo e se tornando cada vez mais relevante.
Core Update
Em 2022, tivemos uma grande mudança no algoritmo do Google, mas que passou quase despercebida na maioria dos casos. A grande mudança mesmo veio com tudo em 2023.
Última principal mudança (Março de 2023)
A atualização começou a ser implementada no dia 15 de março de 2023, mas só foi finalizada recentemente, no dia 28 de março.
E, de acordo com o próprio Google, essa nova atualização de algoritmo buscou avaliar os conteúdos da web, garantindo que os responsáveis por conteúdos de alta qualidade e que se mostrem relevantes sejam beneficiados.
Qual o impacto dessa mudança para a sua empresa?
Se a sua empresa possuir um site que não se adequa às atualizações do Google, certamente ele poderá perder posições no buscador e, com isso, perder bastante visibilidade.
Ou seja, sempre que uma nova atualização é anunciada, principalmente uma tão grande quanto essa, é preciso se atentar às mudanças para que possa manter o site da marca devidamente alinhada com essas novidades. Assim, seu site não sofrerá nenhum prejuízo no final.
Por isso, o recomendado é sempre contar com conteúdos relevantes, de alta qualidade e também ter profissionais capacitados para acompanharem essas atualizações e resolverem as questões que podem necessitar de alterações.
Como implementar SEO?
Para implementar SEO em seu site, saiba que serão exigidas diversas estratégias e técnicas para que o seu posicionamento seja melhorado e, com isso, consiga trazer maior visibilidade para o seu negócio.
Com isso, você poderá seguir as seguintes práticas para começar a usufruir dos benefícios que a Consultoria SEO proporciona:
Faça pesquisas de palavras-chave
Encontrar as palavras-chave corretas, que sejam relevantes para o seu público-alvo, é um excelente passo para melhorar a sua visibilidade na web. A partir dessa busca, você terá as informações que precisa e poderá implementá-las em seus conteúdos de texto, nos títulos dos conteúdos, nas descrições, dentre outros meios.
Otimize o seu site
A otimização do site é indispensável para garantir bons resultados em visitas, afinal, o que os usuários mais utilizam hoje em dia são os dispositivos móveis e, por isso, é importante que o seu site esteja preparado para recebê-los.
Utilize o marketing de conteúdo
A estratégia de marketing de conteúdo é excelente para que você possa priorizar a produção de conteúdos para o seu site, produzindo materiais de alta relevância para o usuário e que possam gerar um bom tráfego para a sua página na web.
O marketing de conteúdo vai além de conteúdos de texto, podendo estar incluso as imagens, vídeos e muito mais!
Garanta uma boa navegação para o seu usuário
Para que o seu usuário tenha interesse em voltar ao seu site e até mesmo realizar as ações que você deseja que ele realize, é preciso investir em práticas para que ele tenha uma boa navegação. Com isso, garanta uma comunicação intuitiva e que seja de fácil entendimento para o seu público.
Invista tempo na descrição e texto SEO do seu conteúdo
Você tem todos os recursos necessários para criar descrições, títulos e até mesmo utilizar tags para melhorar o posicionamento do seu conteúdo e atrair mais visibilidade para a sua marca. Essas ferramentas são excelentes para que o seu site seja visto nas primeiras colocações dos buscadores.
Utilize links internos e externos
Os links também contribuem para um bom posicionamento no Google e demais buscadores da web, portanto, invista em links internos e externos em seus conteúdos para melhorar o posicionamento do seu site.
Eles contribuem para uma melhor experiência do usuário, afinal, são excelentes para complementar os conteúdos e agregar ainda mais no final.
Conte com a Hungry – especialista em SEO!
A Hungry Digital está sempre se mantendo atualizada das mudanças no algoritmo do Google, afinal, elas podem afetar diretamente os resultados dos negócios.
Para garantir que a sua empresa seja bem vista pelo Google e não seja prejudicada com as atualizações frequentes do buscador, conte com a HUngry e sua equipe de especialistas em SEO!