As mídias pagas tratam-se da criação de anúncios publicitários para promover um produto ou serviço de uma determinada marca, sendo possível aumentar os resultados e o alcance dos usuários.
Uma das estratégias do marketing digital que pode ser aplicada através das mídias pagas é o remarketing.
A seguir, vamos conhecer o real significado de remarketing e outros assuntos relacionados às mídias pagas. Confira!
O que é remarketing?
Você já deve ter passado pela situação em que colocou alguns itens no carrinho e não finalizou a compra e, pouco tempo depois, recebeu um e-mail ou mensagem te lembrando desses itens no carrinho e tentando te convencer a adquiri-los dessa vez. Essa é uma das diversas possibilidades que o remarketing oferece.
Com isso, saiba que o remarketing se trata de uma estratégia de marketing digital voltada para usuários que já realizaram algum tipo de interação com o seu negócio, seja colocando itens no carrinho, visitando o site de vendas ou até mesmo já tendo efetuado compras dos produtos da empresa.
O intuito desta estratégia é conseguir aumentar a taxa de conversão do negócio, resgatando usuários que em algum momento já estiveram interessados em comprar algum produto da empresa.
Para que ele seja aplicado no negócio, é possível utilizar diversas ferramentas no processo, como é o caso do Google Ads, Meta Ads, dentre outras opções, para que passem a rodar anúncios personalizados especialmente para esses usuários em diversos sites, plataformas e outros meios.
Diferença entre remarketing e retargeting
Apesar de serem confundidas em muitas situações e serem semelhantes em certos aspectos, há diferenças significativas entre o remarketing e o retargeting.
Por exemplo, enquanto o remarketing está focado em usuários que realizaram algum tipo de interação com a marca, o retargeting irá direcionar os seus esforços aos usuários que até chegaram a entrar no site de vendas ou outro meio utilizado, mas que não realizaram nenhum tipo de ação.
Por isso, o público-alvo de cada um deles é diferente, apesar de bem parecidos.
Remarketing nas mídias pagas
O remarketing em mídias pagas é feito através de plataformas de criação de anúncios, como é o caso do Google Ads, Meta Ads e do YouTube Ads. A seguir, confira cada um deles:
Remarketing no Google Ads
Para ser possível utilizar a estratégia de remarketing no Google Ads, é preciso inserir um código de remarketing em sua página de vendas, site, etc, conseguindo a partir dessa ação criar uma lista de remarketing de acordo com o tipo de ação que o usuário realiza neste site.
Por exemplo, pode se tratar de uma visita em uma das páginas, adicionar produtos no carrinho, dentre outras possibilidades que irão ativar a ação de remarketing de certa forma.
Com as informações obtidas a partir dessas ações dos usuários, a empresa consegue montar uma estratégia de remarketing para tentar reconquistar a atenção deles.
Remarketing no Youtube Ads
Não há grandes diferenças entre o remarketing no Google Ads e o feito no YouTube Ads, apenas que neste caso ele será exibido apenas na plataforma do YouTube, em vídeos principalmente.
Você já deve ter clicado em um vídeo no YouTube e começado uma propaganda de algo que você já quis comprar em algum momento ou que até mesmo já comprou. Isso é uma tarefa do remarketing!
Remarketing no Meta Ads
Mais uma vez, não existe grande diferença entre o remarketing citado acima e o que é feito no Meta Ads, apenas o canal em que os anúncios serão exibidos.
Meta é uma empresa conhecida por ser dona do Facebook e do Instagram. Através do Meta Ads, será possível anunciar em canais de comunicação que estejam ligados ao Meta, como é o caso do Facebook.
Apesar de serem parecidas, essa variedade de plataformas é interessante pois possibilita que você foque onde o seu usuário costuma estar, segmentando melhor os seus anúncios. Mas, utilizar o conjunto completo também pode apresentar excelentes resultados, se souber investir.
A estratégia de remarketing funciona?
Sim! Essa é uma estratégia que não apenas funciona, mas que também possibilita conquistar clientes e reciclar informações que a empresa já possuía, o que pode ser mais simples do que criar campanhas do zero para encontrar novos leads.
O ideal é que haja mais de uma estratégia acontecendo, afinal, existem muitas possibilidades permitidas pelo marketing digital.
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