Uma empresa que usa data driven marketing é aquela que utiliza uma base de dados para traçar suas estratégias, e tomar suas decisões.
São empresas que operam com negócios orientados por dados, o que dá muito mais condições de planejamento efetivo, já que se baseia em milhões de dados, e não apenas em suposições ou impressões.
Assim, o data driven marketing se orienta pela coleta e análise de informações, colocando esses dados como elemento central da tomada de decisões das empresas.
Desse modo, para facilitar a análise de um grande volume de dados, essas estratégias usam algoritmos e outros processos científicos, para propiciar uma análise computacional adequada.
Para entender melhor a importância do data driven no marketing e como usá-lo na prática, continue lendo este artigo, e confira tudo o que preparamos para você!
Por que é tão importante investir em análise de dados?
Um dos principais motivos para investir em data analytics (analise de dados) é o fato de que são tecnologias que oferecem esses dados acompanhados com ferramentas específicas para proporcionar uma análise qualificada.
O resultado obtido é muito superior ao que se poderia ter com base apenas em impressões, ou na experiência que pode trazer uma visão distorcida ou parcial.
Contar com uma análise de dados possibilita ter uma visão ampla e sistematizada, que oferecerá mais condições de planejar ações com segurança.
O data driven marketing pode ser feito utilizando softwares capazes de coletar, armazenar, processar e interpretar os dados. Assim, possibilita-se uma gestão científica.
Portanto, é possível que os gestores tenham uma gama de dados já organizados e analisados, para que possam focar seu trabalho diretamente em estratégias, com base nessas análises.
Quanto mais ferramentas para fazer esse trabalho com os dados, mais eficiente será o trabalho humano dos gestores e de outros colaboradores.
Dentre as principais vantagens de se ter data driven marketing na empresa, podemos mencionar:
- Condições de planejamento do futuro com estratégias eficientes;
- Desenvolvimento de serviços e produtos melhores;
- Mais eficiência e agilidade para tomar decisões;
- Menos gastos para compartilhar informações;
- Condições de fomentar a inovação;
- Previsões corretas;
- Mais facilidade para se adaptar às mudanças e reagir às inovações.
Como aplicar o conceito data driven na prática?
Abaixo, você pode conferir exatamente como aplicar o data driven efetivamente na sua empresa. Acompanhe!
1 – Data driven marketing
Consiste em usar os dados para conseguir vantagens de mercado. Aliás, a área de marketing digital pode obter muitas vantagens ao se orientar por dados.
Afinal, a maioria das empresas busca dados sobre seus consumidores, considerando as suas ações e o seu comportamento.
Esse tipo de dado sobre o comportamento de clientes, é fundamental para traçar ações de marketing para atrair e fidelizar clientes. Pois esses dados permitem conhecer melhor os clientes, para atender melhor aos seus desejos e necessidades.
Isso é possível pois os dados obtidos com o data drive marketing, permitem:
- Criar conteúdos mais relevantes;
- Segmentar os clientes por perfil;
- Personalizar o atendimento e os produtos;
- Melhorar a experiência dos clientes,
- Integrar o time de marketing com o de vendas.
Como aplicar?
Utilizar fontes de diferentes ferramentas integradas, como Instagram Insights, Google Analytics e CRM.
Usar uma boa ferramenta para processar os dados, como machine learning. Assim, é possível ter dados de qualidade para executar ações de marketing digital com alta performance para captação de leads, conversões e fidelização de clientes.
2 – Gestão de data driven
A gestão de data driven visa tomar as decisões da empresa com base em análise de dados, o que torna as decisões muito mais assertivas. Afinal de contas, elas partem de dados confiáveis!
Uma gestão com foco em dados precisa ter uma boa infraestrutura, com processos adequados e padronizados. Além disso, é necessário capacitar o pessoal da empresa, para fazerem uso correto dos dados em suas ações.
Com isso, os erros provocados por falha humana diminuem bastante. Afinal, os gestores dispõem de dados objetivos para tomar decisões certeiras e livres de viés.
Como aplicar?
Para aplicar esse tipo de gestão, é preciso combinar tecnologias, métodos e processos. Dessa forma, pode-se usar várias fontes para fazer a coleta de dados. Alguns exemplos de ferramentas para coleta de dados são:
- CRM;
- Sistema ERP;
- Dados de consultorias;
- Dados de mercado;
- Mídias sociais;
- Sistemas de marketing e vendas;
- Entre outros.
Assim, é necessário implementar o processo de coleta de dados e integrá-los, para que se possa analisar as informações em conjunto.
Isso vai garantir o fornecimento de relatórios completos e detalhados, para ajudar na tomada de decisões da empresa, bem como para resolver possíveis problemas.
Um ponto importante é garantir um fácil acesso às informações, para que todos se engajem com os resultados. Além disso, também é importante capacitar os profissionais, para interpretar as informações obtidas por esses relatórios.
Portanto, é necessário investir em ferramentas, e também em capacitação profissional para lidar com os dados. Existem, inclusive, empresas que contratam um profissional Chief Data Officer para coordenar essas análises.
O Chief Data Officer terá como funções:
- Gerenciar os dados da empresa;
- Prezar pela governança dos dados;
- Garantir eficiência nas operações;
- Cuidar da qualidade dos dados;
- Criar métricas para analisar os dados;
- Definir uma política de dados;
- Oferecer orientação e treinamento para os gestores para fazer bom uso dos dados;
- Entre outras atividades.
3 – Cultura data driven
Ter a cultura data driven significa que a empresa toma todas as suas estratégias e decisões guiada por dados.
Isso influencia até mesmo na forma de pensar e agir dos gestores e colaboradores, além de contarem com as ferramentas tecnológicas.
Então, a centralidade dos dados está presente na empresa em todas as suas dimensões, influenciando na forma de agir e pensar, das pessoas que atuam na empresa.
Para isso, a empresa deve buscar constantemente aumentar a análise dos dados, e tornar fácil o acesso à informação.
Mais do que uso de tecnologias, a cultura data driven está no sangue da empresa. Por isso, se reflete em todas as ações na empresa.
Como aplicar?
Enfim, além de adquirir softwares modernos, e buscar atualizar constantemente as ferramentas para trabalhar com os dados, também é importante trabalhar esse conceito com todas as pessoas envolvidas na empresa.
Desse modo, é necessário que o líder promova a cultura orientada por dados, justificando sempre suas ações com a apresentação dos mesmos.
Além disso, também é preciso que as ferramentas de automação estejam incorporadas no cotidiano de todos os colaboradores da empresa.
Portanto, para inserir a cultura data driven na empresa, é necessário manter as informações sempre disponíveis, deixando acessível para todos os colaboradores.
Aqui na Hungry Digital, nós somos data driven, todas nossas ações de marketing digital internas e externas (voltadas para os clientes) são tomadas com base em dados, que nos orientam e nos guiam em direção ao melhor caminho! Quer saber mais como aplicamos esse conceito no dia a dia? Então fale conosco!