O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e é uma data muito importante para as empresas e o comércio em geral.
Cada vez mais, as empresas têm aproveitado essa data para melhorar as oportunidades, e homenagear os principais responsáveis pelo sucesso de seus negócios: o cliente!
A data surgiu em 2003 no Brasil, exatamente para o mês de setembro, pois quando as vendas do varejo estão em baixa. Desde então, ela tem ganhado força, e tem sido cada vez mais celebrada no país.
Com a aproximação da data em 2021, descubra a importância de comemorar essa data com seus clientes e alavancar o seu negócio. Confira também dicas de ações de marketing digital para celebrar o Dia do Cliente.
Por que é importante planejar ações para o Dia do Cliente?
A data oferece vantagens, pois é uma oportunidade de aumentar as vendas em um momento em que o mercado está mais frio, já que não há datas comemorativas comerciais por perto.
Além disso, é uma chance de ouro para estreitar relações e fortalecer os vínculos com o cliente. Então, não dá para deixar essa data em branco.
Essa é a oportunidade para conquistar de vez os clientes, e fazer a sua empresa crescer, divulgando a marca e criando uma imagem positiva sobre o negócio na mente dos clientes.
Confira a seguir 8 ideias de marketing digital para comemorar o Dia do Cliente!
8 ideias incríveis de ações para o Dia do Cliente
A seguir, você confere as 8 melhores dicas de ações, para garantir bons negócios no Dia do Cliente:
1 – Promoções e descontos exclusivos
Os descontos e as promoções são as ações favoritas da maioria dos clientes. É claro que eles querem se sentir especiais e valorizados nessa data. Mas, sem dúvidas, também estão esperando ofertas exclusivas para o seu dia.
Uma boa ideia para não errar nas promoções, é fazer uma pesquisa nas redes sociais, principalmente instagram e pintrest, e descobrir quais são os produtos pelos quais os clientes mais se interessam, e que gostariam de ver em promoção.
Assim, você pode oferecer descontos de forma assertiva para agradar de verdade os clientes. E ainda irá alavancar as suas vendas, pois estará oferecendo exatamente o que eles procuram.
Além disso, essa ação aumenta a interação entre o cliente e a marca. Ao melhorar o vínculo com o cliente, será vista como uma marca aberta a sugestões.
2 – Ofereça brindes especiais
Quem não ama receber mimos? É importante saber que, além de se sentir valorizado, e receber promoções e descontos, o cliente também espera ser homenageado e presenteado em seu dia.
Por isso, busque ideias para presentear os seus clientes com brindes exclusivos, de forma que ele se sinta mais importante e querido.
A ideia de receber algo de graça agrada a maioria dos clientes, e você não precisa gastar muito, ou se desdobrar para oferecer isso. Pequenos brindes já farão toda a diferença para que o seu cliente fique mais satisfeito.
Você pode oferecer brindes físicos, como adesivos, bombons, cartas escritas, ingressos de cinema, pequenos cosméticos, máscaras, eco bags.
Mas também pode oferecer vouchers para compras futuras, ou produtos da loja mediante compra de determinados valores (por exemplo, ganha um produto específico da loja ao fazer uma compra acima de R$100,00.
3 – Use das redes sociais para celebrar o dia do cliente
Use as redes sociais para homenagear os seus clientes, e informar sobre as ações para a comemoração da data. As redes sociais podem ajudar muito a engajar os clientes e aumentar as vendas.
É possível promover pesquisas e interações com os clientes para planejar as ações do dia do cliente, e também lançar informações sobre a data, aguçando a curiosidade dos clientes, e também convidando para participar das comemorações.
Explore o potencial das redes sociais com anúncios no instagram e também no facebook para prestar todas as homenagens possíveis aos seus clientes nessa data.
4 – Crie uma campanha
Crie uma campanha exclusivamente para essa data. Pois os clientes já sabem da data, e estão em busca de ofertas em serviços e produtos. Contudo, a concorrência também aumenta, já que outros comerciantes também estarão de olho nesses clientes.
A criação de campanhas exclusivas para a data, tanto na redes sociais, como no Google Ads, também ajuda a melhorar o posicionamento dos seus canais nos buscadores.
Para ter mais sucesso, é importante fazer campanhas interessantes, e escolher bem as palavras-chave para se destacar entre os concorrentes.
Vale até apostar em uma semana do cliente, pois você terá mais dias para oferecer vantagens. Portanto, as chances de conversão serão maiores também.
5 – Ofereça recompensas para a fidelidade do cliente
Valorize a fidelidade de seus clientes. Invista em ações de agradecimento para aqueles que já são fiéis.
Tão importante quanto oferecer vantagens para todos os clientes, é fazer algo especial por quem já é fiel à sua marca, para que esse cliente continue com você e faça marketing positivo do seu negócio.
Você pode enviar mensagens de agradecimento pelas redes sociais, whatsapp e por e-mail, por exemplo.
Ainda é possível oferecer brindes exclusivos para esses clientes fiéis, e enviar brindes de agradecimento junto com as compras. Isso, sem dúvida, deixará seus clientes ainda mais satisfeitos e fiéis.
6 – Oferte bônus para os clientes
Oferecer bônus para compras também é uma ação que agrada muito aos clientes. É possível fazer programas de fidelização, de modo que as compras acumulem pontos para trocar por bônus na loja. Os clubes de vantagens são excelentes ações para fidelizar e manter os clientes satisfeitos.
7 – Ofereça embalagens especiais
Pode parecer coisa simples, mas investir em embalagens especiais faz toda a diferença para a marca.
Como a data é especial, o produto que o cliente comprar também precisa ter um diferencial. E as embalagens comemorativas podem tornar a experiência do consumidor ainda mais agradável.
Uma embalagem de presente, por exemplo, como sua empresa valoriza os clientes. Um cartão especial também pode agradar muito.
8 – Guarde lançamentos exclusivos para essa data
Aproveitar a data para lançar produtos especiais, também pode ser um diferencial para a sua marca. Como a concorrência é maior nessa época, é importante ter algo diferente para oferecer aos seus clientes.
Lançar produtos especiais para, nessa data e colocar vendas limitadas, pode ajudar a aumentar as vendas. Pois essa ação chamará mais atenção para a sua marca.
O que achou das dicas? Ao aplicá-las com certeza você terá um resultado bastante positivo no dia do Cliente. A Hungry Digital é muito mais do que uma agência de marketing digital, nós estamos aqui para dar resultados, por isso nos preocupamos com cada etapa do seu processo do funil de vendas, e por isso trazemos estratégias feitas sob medida para cada parceiro. Quer saber mais? Então entre em contato agora mesmo!
1 Comentário.
Muito boas essas dicas, já vou colocar em prática no dia do cliente desse ano!