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Tráfego Pago e Tráfego Orgânico: qual o melhor para a minha empresa?

Posted on 17 de janeiro de 2023
Menina escolhendo entre tráfego pago e tráfego orgânico

Você sabe diferenciar o tráfego pago do tráfego orgânico? Ambas são estratégias do marketing digital, tendo como objetivo oferecer mais visibilidade para uma determinada marca. Consequentemente, essa marca terá mais reconhecimento, novos leads e uma alta no número de conversões.

Apesar de parecerem iguais, essas estratégias possuem uma diferença considerável que é no valor investido para utilizar cada uma dessas estratégias. Enquanto uma delas exige investimento diário (constante) para os anúncios continuarem rodando, a outra estratégia só precisará de investimento inicial.

A seguir, vamos conhecer essas diferenças e entender o que é tráfego pago e tráfego orgânico. Confira!

Diferenças entre as duas estratégias

Apesar de terem como objetivo o impulsionamento da marca, o tráfego pago e orgânico são muito diferentes e você poderá conferir essas diferenças a seguir.

Tráfego Pago

O tráfego pago é a estratégia utilizada para a criação de anúncios virtuais, tendo o objetivo de gerar mais visibilidade e destaque para a empresa que está sendo anunciada.

O grande diferencial entre o tráfego pago e o orgânico está no investimento, sendo que o tráfego pago (como o próprio nome já diz) só funciona quando o pagamento está sendo efetuado.

Assim que o pagamento é suspenso, os anúncios serão retirados do ar. Por isso, é um investimento que deve ser muito bem pensado estrategicamente utilizando as técnicas do marketing digital – para que não haja prejuízos e sim lucros.

Plataformas de tráfego pago

Existem diversas plataformas de tráfego pago no meio digital, afinal, o marketing digital se tornou algo indispensável para empresas que desejam crescer e se destacar de fato.

Entre elas, temos:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • YouTube Ads;
  • Bing Ads; e outros.

Todas são de grande relevância, mas o Google Ads é o que acaba se destacando mais pelas possibilidades e pela relevância que o Google pode oferecer para uma marca, site, etc.

Benefícios do tráfego pago

O maior benefício do tráfego pago é o retorno a curto prazo que ele possibilita. Enquanto isso, o tráfego orgânico exigirá muito mais tempo investido.

Além disso, você poderá segmentar o público que irá receber esses anúncios, possibilitando atingir o seu público-alvo e ter melhores chances de gerar conversões e novos leads.

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é aquele que é feito de maneira natural, sem a criação de anúncios para promover o conteúdo. 

Com ele, você precisará investir bastante tempo em SEO e bons conteúdos para que o material seja reconhecido pelo Google (e outros buscadores) e seja visto por mais usuários.

SEO

Entre as principais práticas utilizadas no tráfego orgânico, temos o SEO. Ele irá permitir que você otimize o seu site para os mecanismos de busca, o que pode ocasionar na tão sonhada primeira posição do Google.

Além disso, o SEO é a estratégia que irá contribuir para que a sua marca seja incluída no mapa – literalmente.

Benefícios do tráfego orgânico para a sua empresa

O maior benefício do tráfego orgânico é que ele poderá continuar dando resultados significativos mesmo não havendo investimento financeiro. Isso porque ele exigirá apenas um investimento inicial (ou nem isso), mas o maior investimento feito será de tempo.

Se houver tempo, você poderá investir no tráfego orgânico tranquilamente.

Além disso, ele irá gerar um fluxo constante de visitas, conversões e outras ações que você planejar. Quando estiver com seu site bem posicionado e com boas práticas visando o tráfego orgânico, é só colher os frutos.

Qual estratégia escolher?

A dúvida que surge neste momento é: qual a melhor opção para a minha empresa? Bom, a melhor opção é conseguir mesclar ambas as estratégias. Afinal, quanto mais possibilidades de colher bons resultados melhor será.

O tráfego pago só não será indicado em casos de falta de investimento, pois é necessário realizar os pagamentos diários para os anúncios se manterem funcionando. Fora isso, ele irá contribuir para resultados instantâneos enquanto cria sua estratégia no meio orgânico.

A Hungry é especialista em tráfego pago e orgânico!

A melhor maneira de aplicar estratégias de tráfego pago e orgânico é deixando que os especialistas façam o trabalho duro para que sua empresa tenha apenas os melhores resultados.

A Hungry é uma agência de marketing digital especialista no assunto, ou seja, você pode contar conosco para garantir que a sua marca seja reconhecida, tenha relevância no Google e conquiste inúmeros leads que irão gerar altas taxas de conversão.

Quer conhecer os serviços prestados? Venha conhecer a Hungry e todas as grandes empresas que confiam no nosso trabalho.

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