O Instagram é uma das principais redes sociais quando o assunto é marketing digital e relevância no mercado online. Com isso, as empresas buscam estar presentes neste meio, seja por meio de influencers digitais ou com seus próprios perfis para divulgação de seus conteúdos, produtos ou serviços.
Assim como toda grande plataforma utilizada nas estratégias do marketing digital, o Instagram possui sua própria estratégia através do tráfego pago.
Para facilitar o entendimento, saiba que tráfego pago se trata de uma estratégia do marketing digital onde o objetivo é gerar mais cliques e conseguir atrair usuários para um determinado site, blog, dentre outras plataformas online.
O intuito dessa estratégia é a geração de leads (possíveis compradores e clientes fiéis) e conversões.
A seguir, vamos entender o que é o tráfego pago no Instagram, especificamente. Confira!
Entenda o que é o tráfego pago no Instagram
O tráfego pago no Instagram diz respeito a uma estratégia que será útil para realizar o impulsionamento de conteúdo utilizando o gerenciador de anúncios do Facebook (que pertence à mesma empresa que o Instagram, a Meta).
Com essa ação, será possível atrair usuários de forma segmentada, ou seja, potenciais compradores e interessados pelo seu conteúdo. Eles serão levados até uma página online (a que você escolher), onde haverá algum CTA chamando para realizar uma compra, adquirir um novo serviço, acompanhar a newsletter, dentre outras possibilidades.
Chamamos essa prática, feita através do tráfego pago, de anúncios. Você já deve ter visto alguns anúncios no seu Instagram, certo? Eles foram pensados estrategicamente e colocados em ação por alguém que utiliza as técnicas do tráfego pago no Instagram.
Ao reparar nos anúncios, você verá que se tratam de conteúdos que você buscou recentemente, ou seja, eles são segmentados para o público que tenha interesse no assunto.
O melhor é que os anúncios do Instagram podem ser utilizados por qualquer empreendimento, podendo haver um baixo investimento para começar. É uma excelente maneira de começar a divulgar a sua marca.
Diferenças entre o tráfego pago e tráfego orgânico na rede social
Ao falarmos de tráfego pago é comum surgir a dúvida sobre a diferença desta estratégia com a de tráfego orgânico.
Você já sabe que o tráfego pago trata-se de uma ação onde haverá investimento de dinheiro constantemente para que os anúncios continuem funcionando. Agora, imagine que o tráfego orgânico é algo contrário a isso.
O tráfego orgânico é aquele que é feito de maneira natural, sem a criação de anúncios para promover o conteúdo. Ou seja, através dele você precisará investir bastante tempo em SEO e bons conteúdos para que o material seja reconhecido pelo Google e seja visto por mais pessoas.
Mas, atenção! Isso não significa que não haverá nenhum tipo de investimento financeiro no tráfego orgânico. A questão é que será menor do que no tráfego pago e será mais necessário de início, podendo manter boas métricas depois.
Benefícios do tráfego pago para a minha empresa
O tráfego pago no Instagram oferece diversos benefícios, afinal, estamos falando de uma das redes sociais mais acessadas no mundo!
Para começar, os anúncios possibilitam segmentar o seu público e alcançar os verdadeiros interessados no que você oferece. Além disso, os resultados são rápidos (diferente do tráfego orgânico que será um plano a longo prazo).
O melhor de tudo, além dos resultados satisfatórios, é a possibilidade de rastrear o caminho que o seu usuário faz após acessar o seu anúncio. Esse rastreio é conhecido como “Pixel de Rastreio” e pertence ao Facebook.
Como fazer o tráfego pago?
Agora, o que deve ser feito na prática para começar? O seguinte:
Conheça o seu público-alvo
O público-alvo é aquele que tem interesse no seu produto ou serviço, que tem potencial de realizar a ação que você deseja.
Entender quem é este público irá possibilitar mais exatidão na hora de segmentar os seus anúncios e, consequentemente, melhores resultados.
Evidencie os seus diferenciais
Ao anunciar, busque destacar os seus diferenciais. Muitas empresas podem fazer o mesmo que você, por isso é importante ter diferenciais que sejam atraentes para o seu público-alvo.
Por exemplo, pode ser oferecido descontos de aniversariantes nos seus produtos ou serviços. Se você vê que ninguém mais faz isso, é um bom diferencial. Mas, lembre-se de entender o que realmente o seu público gostaria de receber.
Aproveite as sazonalidades!
Os períodos sazonais são ótimos para vendas, então aproveite essas épocas para intensificar os seus anúncios no Instagram e conquistar melhores resultados.
Conte com um profissional em tráfego pago para Instagram
Por último, tenha um especialista para acertar na estratégia de tráfego pago no seu Instagram. Isso fará toda a diferença nos seus resultados, afinal, ele estará com tudo para fazer acontecer.
A Hungry pode te ajudar a alavancar a sua empresa!
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