Nos últimos meses, ouvimos muito falar sobre a grande novidade do momento no marketing digital – o ChatGPT. Estamos diante de uma inteligência artificial que promete mudar a forma como as grandes empresas lidam com seus clientes no meio digital.
Com o ChatGPT, é possível criar conteúdos, receber dicas de títulos, criar uma copy completa para uma página de vendas e muito mais.
Mas, será que é isso mesmo? A seguir, vamos conhecer mais detalhadamente o ChatGPT e o que ele pode oferecer para uma consultoria SEO. Confira.
O que é o ChatGPT?
ChatGPT é a sigla utilizada para “Chat Generative Pre-Trained Transformer” (Transformador Pré-Treinado Gerador de Bate-Papo). Trata-se de uma variante do já conhecido modelo de linguagem chamado de GPT-3 que foi criado para a criação de textos utilizando uma linguagem “humana”.
A sua criação tem como base vários treinamentos feitos através de dados de conversas reais, o que o torna capaz de criar conteúdos escritos que sejam coerentes e que sigam o contexto corretamente.
Como utilizar o ChatGPT em projetos de SEO?
Busca por palavras-chave
Na busca por palavras-chave dentro do ChatGPT, o especialista em SEO terá poucas opções disponíveis em uma lista, afinal, ele foi programado para oferecer respostas mais limitadas. Ainda assim, haverá opções que poderão contribuir para um começo de pesquisa, por exemplo.
Ainda é possível solicitar uma busca por palavras-chave de cauda longa.
Ideias para conteúdos
O ChatGPT pode oferecer tanto ideias para os seus conteúdos quanto a produção deles, criando textos programados de acordo com o tema que você solicitar. Ao ler um texto feito pelo programa, é possível perceber a naturalidade presente nele.
Otimização de títulos
A agência especialista em seo também consegue solicitar dicas de títulos para utilizar em seus conteúdos para blog, por exemplo, e otimizá-los também. É possível solicitar títulos específicos, como para um anúncio, para uma chamada, dentre outras possibilidades.
Claro, são sugestões e devem ser analisadas se irão surtir o resultado que você busca com uma estratégia de marketing digital.
Criação de Robots.txt
Se pensarmos no seu site ou blog como uma grande árvore, o arquivo robots.txt está na raiz dela. Estamos falando de um protocolo de exclusão de robôs, método que é utilizado para indicar aos robots visitantes quais os diretórios o que não podem ser acessados por eles.
Ou seja, caso tenha alguma URL que não tem permissão de acesso para qualquer um, esses robots não irão conseguir verificar.
Sugestão de domínio
Apesar de não chamar tanta atenção quanto a produção de um conteúdo inteiro através de um programa, também é possível realizar a escolha de domínio através do ChatGPT. Para os indecisos ou inexperientes, pode ser uma maneira de encontrar uma boa opção para começar.
A busca é geral, ou seja, haverão opções indicadas que já estarão em uso e não serão uma escolha definitiva.
Copy para redes sociais
Pode parecer brincadeira, mas o ChatGPT também consegue produzir copys completas para uma página de vendas, anúncios, etc, com a possibilidade de gerar uma nova opção de texto caso não tenha gostado do resultado adquirido.
O ChatGPT vai acabar com o SEO?
Assim que começaram os rumores e a grande movimentação sobre o ChatGPT, muitos profissionais voltadas para a área de SEO e produção de conteúdo ficaram preocupados em como seria daqui para a frente. Mas, a questão é que o ChatGPT não é perfeito.
A própria ferramenta lhe apresenta suas limitações, que se encontra um uma coluna denominada “Limitations” (limitações).
Entre essas limitações, temos a possibilidade de informações falsas ou incorretas, produção de conteúdo tendencioso ou que seja prejudicial de alguma forma, e tendo grandes limitações sobre o conhecimento mundial do que aconteceu após o ano de 2021.
Ou seja, pode até ser útil para facilitar o trabalho, contribuir para ideias, etc, mas ao produzir conteúdos para grandes empresas e com estratégias muito bem planejadas, não será a opção mais profissional.
Quanto ao SEO, as dicas e informações que o ChatGPT consegue fornecer dentro deste tema não chegam perto do que é possível adquirir através de ferramentas especializadas no assunto.
Mais uma vez, pode até mesmo seguir como um guia para entender o usuário, conhecer a linguagem que pode ser utilizada em um conteúdo etc, mas não substitui as técnicas de SEO e muito menos os profissionais que irão executar cada uma delas.
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