Por alguns anos, muito se falava sobre os anúncios nos sites. Logo após, vieram os anúncios de pesquisa. Contudo, atualmente, o SEO para YouTube vem ganhando muito espaço no marketing digital.
Afinal de contas, a enorme visibilidade leva ao aumento do tráfego do site. Enfim, se você quer saber como fazer SEO para Youtube, e suas principais vantagens, é só continuar lendo. Pois trouxemos aqui, todas as informações que você necessita.
Conceito de SEO para Youtube
Atualmente, o YouTube é a plataforma de vídeos que mais possui audiência no mundo. Mas também não podemos esquecer do seu poder como buscador.
O SEO para YouTube, como o nome sugere, são técnicas que visam otimizar seus vídeos para uma classificação mais elevada no mecanismo de busca do YouTube.
O usuário entra no YouTube para ver o que ele quer e gosta mais. Então, o objetivo das técnicas de SEO para YouTube é fazer com que seus vídeos apareçam nas primeiras posições, conforme os termos que os usuários pesquisarem.
Então, os seus vídeos devem estar nessa lista de preferências em determinado tema, para que haja a conversão em clientes.
Como fazer SEO para Youtube?
Abaixo, selecionamos as melhores dicas de como fazer SEO para YouTube, para otimizar seus vídeos de forma bem prática e eficiente.
Pesquise as palavras-chave
As ferramentas de pesquisa de palavras-chaves pagas podem fornecer insights poderosos sobre as melhores opções para otimizar seus vídeos.
Você verá todos os tipos de estatísticas, incluindo vídeos de tendências, termos relacionados e muito mais.
Mas, para quem ainda não pode investir na assinatura da plataforma, basta acessar o YouTube e começar a digitar uma palavra-chave específica relacionada ao seu tema.
Assim, você poderá obter uma lista de sugestões de palavras-chaves relacionadas à sua pesquisa. O uso de palavras-chaves é uma das principais técnicas de SEO para Youtube.
Selecione aquelas palavras-chaves que apresentam um maior potencial de alcance
Quando falamos em palavras-chaves com maior potencial de alcance, o que vem à mente são os termos que mais possuem busca. Entretanto, essas palavras-chaves também têm muita concorrência.
Então, a melhor opção, especialmente para os pequenos negócios, são as chamadas palavras-chaves de cauda longa.
Define um título interessante para o seu vídeo
Após selecionar as palavras-chaves, é preciso definir o título com utilizando-as. A sua palavra-chave deve estar no título e subtítulos.
Isso faz com que o vídeo alcance mais pessoas, e apareça nas primeiras posições nas pesquisas. O título deve ser cativante, pois será o primeiro contato do internauta com o seu conteúdo.
Insira as tags do vídeo
As tags são essenciais para o rankeamento do seu vídeo. Afinal de contas, as tags, ou marcadores, estão entre os principais fatores utilizados pelo Youtube para a identificação dos assuntos do vídeo, e também para realizar a sua indexação adequada. Além disso, elas também servem para que o Youtube recomende vídeos relacionados.
Então, certifique-se de usar tags que são relevantes para seus vídeos.
Elabore uma descrição interessante
Um erro comum, que muitas pessoas cometem, é não escrever boas descrições para seus vídeos. Aliás, alguns escrevem uma ou duas linhas apenas. Entretanto, o limite de caracteres da descrição do YouTube é de 5.000 caracteres, incluindo espaços.
Então, escreva uma descrição que contenha todas as suas palavras-chaves. Isso porque o algoritmo do YouTube dará um peso maior para as primeiras 2 a 3 frases de sua descrição.
Faça legendas e transcrições dos vídeos
As pessoas que enviam vídeos, têm a opção de enviar legendas e legendas ocultas para alcançar um público maior. Destina-se a pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.
É importante conhecer esse recurso, pois as legendas incluirão suas palavras-chaves principais. Sendo assim, use isso a seu favor para alcançar seu público e obter melhores classificações.
É aqui que faria sentido o uso de palavras-chave enquanto fala. Certifique-se de fornecer legendas e legendas ocultas precisas, e não se entregue ao excesso de palavras-chave.
Verifique qual a melhor duração para os seus vídeos
O tempo de exibição é o tempo total que os usuários passam assistindo ao seu vídeo. Em geral, os vídeos com menos de 2 minutos de duração, geralmente, não ficam bem posicionados.
Em geral, o tempo médio dos vídeos melhor posicionados, é de cerca de 11m44s. Claro que isso muda de acordo com o nicho do canal. Sendo assim, é essencial avaliar a duração dos seus vídeos, para garantir uma melhor colocação.
Adicione links ao banner do canal
O objetivo é que, logo após assistir seu vídeo, o consumidor deseje seu produto/serviço. Então, tenha na descrição todos os links de direcionamento para esse cliente.
Pois isso evita a frustração de não encontrar onde comprar o produtor. Além disso, os links também aumentam as taxas de conversão. Mas lembre-se de avisar no vídeo que os links estão disponíveis.
Crie uma estrutura organizada para o canal
Geralmente, as pessoas costumam se esquecer dessa técnica. Mas, sem dúvida, ela beneficia seus inscritos e o seu canal. Por isso, para manter a organização, o ideal é que você crie playlists.
Faça uma pesquisa de palavras-chave adequadas para o seu nicho. E faça playlists de acordo com essas palavras-chave. Isso ajudará você a ter uma classificação mais elevada, e a se concentrar em um conjunto específico de palavras-chave para uma lista de reprodução.
Libere embed de vídeos
Se seus vídeos do YouTube promovem diretamente seus produtos ou serviços, é sempre uma boa ideia incorporá-los às postagens de suas redes sociais. Isso pode ser feito em seu próprio site, ou em posts de visitantes.
Esta é uma das poucas dicas de SEO para YouTube que são consideradas “bobas”, mas podem causar um grande impacto.
Primeiro, ele apresenta seu vídeo a um público muito mais amplo, que pode se tornar um espectador orgânico. Em segundo lugar, você pode inserir seus vídeos do YouTube em qualquer lugar.
Faça postagens regulares
Essa é uma dica que não precisa de muitas explicações. Afinal de contas, como já diz o ditado: “quem não é visto não é lembrado”.
Além de não ser lembrado, você vai perder alcance, pois o YouTube entenderá que você não precisa mais que seus conteúdos sejam entregues. Não é preciso postar vídeos todos os dias, mas é necessário constância.
Esteja sempre monitorando os concorrentes
Definir indicadores de desempenho vai ser essencial para te ajudar a monitorar o conteúdo dos seus concorrentes é de grande ajuda para saber qual assunto está gerando maior engajamento com o público alvo. Bem como qual conteúdo faz mais sucesso, e isso te ajudará a criar o conteúdo ideal para o seu canal.
Otimize as thumbnails
É aqui que você precisa usar sua criatividade. Coloque-se no lugar do usuário, e decida qual miniatura o convenceria a abrir o vídeo. Suas miniaturas devem chamar a atenção do usuário, e se destacar de seus concorrentes.
Não use miniaturas clickbait. Algumas pessoas criam uma miniatura que sequer faz parte do vídeo. Portanto, certifique-se de fazer miniaturas que sejam interessantes e, ao mesmo tempo, relevantes para o seu vídeo.
Fazer tudo isso é realmente muito trabalho, e exige estratégia, constância e dedicação, por isso contar com a ajuda de uma agência especialista em SEO é essencial para garantir o sucesso dessa estratégia. Quer saber mais? Clique no botão do whatsapp e agende uma conversa com nossos especialistas agora mesmo!