O Google Ads é uma ferramenta indispensável para o marketing digital, já que o Google é o principal buscador de conteúdos da internet. Para quem está iniciando no marketing digital, as campanhas inteligentes do Google Ads Smart são as melhores, para obter bons resultados na internet.
Pois o seu gerenciamento ocorre de forma automática, e ainda é econômica, sendo ideal para quem não tem muita experiência com campanhas digitais, não tem tempo para gerenciar as campanhas, ou não dispõe de muitos recursos para iniciar com o marketing digital.
As campanhas inteligentes do Google Ads ainda são muito comuns e, por isso, estão disponíveis no Google Ads. Mas você sabe o que de fato são as campanhas inteligentes do Google Ads?
Então, se você está iniciando no marketing digital, e ainda não sabe o que são e nem como funcionam essas campanhas, continue lendo este artigo.
Pois nele, você pode descobrir o que são as campanhas inteligentes, as vantagens de usá-las e para quem essa estratégia é mais indicada. Confira!
O que são as campanhas inteligentes do Google Ads?
O Google Ads é uma plataforma de marketing digital. E as campanhas inteligentes foram integradas a ela em 2011, para que ela ficasse mais simples e fácil de usar, com o objetivo de torná-la mais intuitiva. Na época, se chamava Google Adword Express.
A criação de ferramentas automáticas simplificou o marketing digital da plataforma, pois as campanhas convencionais demandam tempo e conhecimento de quem as gerencia.
São muitas coisas para se controlar, e isso pode demandar muito tempo. Aliás, pode até fazer com que os iniciantes desistam.
Em 2019, essa seção da plataforma recebeu o nome de campanhas inteligentes. O objetivo da estratégia é tornar mais fácil e rápida a criação de campanhas digitais.
Afinal de contas, basta criá-las, colocando as configurações iniciais, que a ferramenta já começa a gerenciar a campanha sozinha, de forma automática, com foco na otimização de resultados.
Nesse tipo de campanha, os lances são automáticos e a ferramenta utiliza três tecnologias para a otimização dos resultados da publicidade. A segmentação e os anúncios também são feitos automaticamente.
Com isso, as campanhas inteligentes são mais fáceis de operar. Além disso, também são capazes de alavancar os resultados, e impulsionar as vendas.
Pois as estratégias aplicadas automaticamente, foram especialmente desenvolvidas para destacar os anúncios conforme os critérios do Google.
Em menos de 15 minutos, é possível criar um anúncio para exibir na rede de pesquisa, para o público segmentado e para parceiros do Google. Por isso, o alcance é grande.
Por que usar campanha inteligente?
Você pode já ter ouvido profissionais de marketing dizendo que as campanhas inteligentes não trazem resultados positivos, mas isso não é verdade. Para quem está começando na área, elas são capazes de melhorar muito os resultados.
Quando não se tem o conhecimento técnico necessário para gerenciar campanhas tradicionais, as campanhas inteligentes são as mais indicadas.
Pois já estão bem configuradas e ainda oferecem os relatórios com indicadores de desempenho que ajudam a acompanhar os resultados que estão sendo alcançados.
Elas permitem que uma pessoa sem experiência possa criar e acompanhar as campanhas rapidamente. Afinal, os relatórios e o painel são bem simples e intuitivos.
4 vantagens de usar campanhas inteligentes do Google Ads Smart
Acompanhe a seguir as principais vantagens de usar campanhas inteligentes do Google Ads Smart!
1 – Segmentação automática
A segmentação é uma estratégia muito importante para atrair as pessoas certas, e entregar seu anúncio para quem, de fato, tem interesse na sua marca. Por isso, garante resultados melhores, já que direciona as campanhas para um público mais qualificado.
Nas campanhas inteligentes, essa segmentação é feita de forma automática. De modo que o seu conteúdo passa a ser entregue para as pessoas que têm o perfil de cliente em potencial, levando a sua marca a ter mais alcance, e mais chances de fechar negócio.
2 – Lances automáticos
Os lances são opções que a plataforma oferece para os anúncios alcançarem seus objetivos, como impressões, cliques e conversões.
O Google Ads promove uma espécie de leilão, quando existe um espaço disponível para alocar um anúncio para um resultado de pesquisa, para sites, ou outros objetivos. Os lances são as ações que permitem que o seu anúncio participe do leilão.
Mas nem sempre é fácil definir quando dar os lances, e quais serão os melhores para o seu anúncio ter o resultado desejado. Decidir os melhores lances exige experiência, e conhecimentos mais técnicos do marketing digital.
A definição de lances pode ser bem complicada de se gerenciar, para quem está começando no marketing digital.
Nas campanhas inteligentes, os lances são automáticos e configurados de modo que os lances sejam definidos conforme a probabilidade que têm de gerar conversão nos leilões de anúncios. Isso faz com que mais valor possa ser agregado ao negócio.
3 – Criação de anúncios automaticamente
Uma grande vantagem das campanhas inteligentes é que os anúncios podem ser gerados automaticamente, a partir de informações mais básicas que o anunciante define.
Assim, é possível definir os títulos, imagens, logos, vídeos e algumas descrições, para que a ferramenta faça o anúncio automaticamente com base nessas informações.
Os anúncios criados são ajustáveis para quase todas as redes de display. Assim fica muito mais prático criar campanhas atrativas, e que geram resultados sem gastar muito tempo, mesmo sem ser um profissional de marketing digital.
4 – Pagamento apenas quando as pessoas clicam no anúncio
Por fim, uma grande vantagem de usar campanhas inteligentes é a economia de dinheiro.
Pois, ao contrário das campanhas clássicas, nas campanhas inteligentes, você só paga quando seu anúncio recebe chamadas ou cliques, evitando gastar dinheiro sem necessidade.
Com isso, podem ocorrer variações nas cobranças, já que elas dependerão das interações dos clientes. Mas, com toda a certeza, não ultrapassará o limite do orçamento.
Além disso, é uma forma inteligente de investir o dinheiro. Pois o pagamento pelos anúncios se dará de maneira proporcional à possibilidade de conversão da campanha.
Além disso, as configurações sobre a forma e as datas de pagamento são feitas pelo próprio anunciante, que pode ajustar da melhor maneira, para se encaixar no seu orçamento.
Para quem se destinam as campanhas inteligentes do Google
Considerando a facilidade e a economia de tempo e dinheiro que as campanhas inteligentes do Google Ads oferecem, fica claro que foram feitas para um público que ainda está iniciando no marketing digital.
Assim, elas são ideais para autônomos que estão começando, que ainda não podem gastar muito com marketing digital. Mas que podem se beneficiar muito das vantagens que esse tipo de ferramenta oferece.
Porém para empresas que buscam ter resultados realmente eficientes o ideal é contar com a ajuda profissional especializada. Se esse é o seu caso, conte com a Hungry Digital!
1 Comentário.
Muito bom o post, eu realmente só achava que tinha anúncio na pesquisa e no Youtube, é bom saber que tem mais locais.