Você conhece a diferença entre rede de pesquisa e rede de display, e qual a importância para o seu negócio? Se a resposta é não, no post de hoje você poderá sanar todas as suas dúvidas.
O Google Ads é uma excelente ferramenta para melhorar os resultados do seu negócio na internet. É uma das principais ferramentas de marketing digital, que oferece diferentes opções para anunciar seu negócio na web.
As duas formas de divulgar campanhas de marketing digital usando a plataforma Google Ads, são na rede de pesquisa e na rede de display.
São duas maneiras diferentes de disseminação de campanhas, com objetivos distintos, e que possuem funções diferentes na interação entre marca e cliente.
No entanto, nem todo mundo sabe a diferença entre rede de pesquisa e rede de display. Se este é o seu caso, então continue lendo este artigo.
Pois ele explicará tudo para te deixar preparado, para que possa usar o marketing digital ao seu favor, com as diferentes estratégias para atingir os seus objetivos. Dessa forma, será mais fácil alavancar o seu negócio com o auxílio da plataforma Google Ads.
Google Ads – o que é?
Primeiramente, é essencial entender melhor o que é Google Ads para, em seguida, compreender as formas de disseminação de seus anúncios. Bem como a diferença entre rede de pesquisa e rede de display.
Google Adwords, conhecido como Google Ads, é uma plataforma de marketing digital que permite a inserção de anúncios de produtos, lojas, marcas ou empresas, para aparecerem nos motores de busca Google e seus parceiros.
A plataforma surgiu no ano 2000. Hoje, ela é líder absoluta no mercado das mídias digitais. Seus anúncios podem alcançar plataformas muito movimentadas como, por exemplo:
- Gmail;
- Youtube;
- Play Store,
- Entre outras.
Sabe quando aparece um anúncio em um vídeo que você está assistindo no Youtube? Ou quando você está lendo algum conteúdo em um blog, e surgem banners com anúncios digitais? Então, esses são apenas alguns dos recursos que a plataforma Google Ads oferece para seus anúncios na internet.
Considerando que o Google é o buscador mais utilizado, anúncios veiculados nesta ferramenta conseguem atingir grande alcance, melhorando o potencial da marca na internet.
Além disso, anúncios que aparecem em outros conteúdos têm muitas chances de despertar o interesse de pessoas e atrair novos clientes.
Para veicular o anúncio na plataforma, é necessário pagar alguns valores, os quais variam conforme a concorrência da palavra-chave selecionada. Porém, também é possível anunciar no google sem pagar através de alguns recursos que a própria plataforma fornece.
Benefícios do Google Ads
Dentre os benefícios do Google Ads, podemos destacar a possibilidade de construir uma imagem mais forte de sua empresa, tornando-a reconhecida pelo público. Afinal de contas, os consumidores poderão encontrá-la com mais facilidade na internet.
Além disso, a plataforma oferece relatórios que permitem mensurar resultados. Bem como permite avaliar o potencial dos anúncios que você está utilizando para a conversão de novos clientes.
No que se refere aos relatórios e métricas, eles permitem ter mais conhecimento do mercado de atuação, entendendo o perfil dos clientes. E também qual é o tipo de anúncio que gera mais cliques.
É possível saber quantas pessoas visualizaram seu anúncio, quantas clicaram e, desses cliques, quantas conversões foram feitas. É possível até identificar a região, faixa etária e gênero das pessoas que clicaram nos seus anúncios.
Com isso, é possível ter maior controle, e gerenciar melhor os recursos gastos com o marketing da sua empresa. Pois é possível entender melhor o que está funcionando bem, e corrigir rapidamente aquilo que não está gerando os resultados esperados.
Enfim, agora que você já sabe o que é a plataforma Google Ads, vamos entender como funcionam as duas principais maneiras de anúncios fornecidos pela ferramenta.
Diferença entre rede de pesquisa e rede de display
Acompanhe a seguir a diferença entre rede de pesquisa e rede de display:
Rede de pesquisa Google Ads
A rede de pesquisa é a maneira de veicular o anúncio, para que ele apareça nos resultados dos principais buscadores. Ou seja, nas pesquisas que os usuários fazem sobre determinados temas.
Dessa forma, os anúncios que aparecem junto aos resultados quando alguém faz uma busca no Google, por exemplo, fazem parte da rede de pesquisa.
O bom desse tipo de anúncio, é que ele aparece para pessoas que estão pesquisando por aquele tema na internet. Ou seja, não é aleatoriamente. Pois, se uma pessoa busca por uma palavra ou termo específico, com toda a certeza, ela tem interesse naquele assunto.
Logo, os anúncios têm grandes chances de atenderem às necessidades dessa pessoa, o que trará maiores possibilidades de cliques e conversões.
O anúncio para rede de pesquisa aparecerá na lateral, ou na parte de cima dos resultados dos motores de buscas, antes dos resultados orgânicos. Eles vão aparecer quando as pessoas fizerem buscas por termos ou palavras-chave relacionadas com o anúncio.
Os anúncios para rede de pesquisa são uma resposta direta para as pesquisas feitas por usuários em buscadores.
Portanto, a rede de pesquisa se refere a um grupo de aplicativos ou sites, que se relacionem diretamente com determinadas pesquisas, para a exibição de anúncios do Google Ads.
A principal vantagem é que sua marca aparecerá nas primeiras colocações das pesquisas nos motores de buscas, antes mesmo dos resultados orgânicos.
Além disso, apresentam resultados rápidos, uma vez que aparecerão para as pessoas certas. Afinal de contas, elas estão buscando por conteúdo relacionado ao seu anúncio.
Rede de display Google Ads
A rede de display também apresentará anúncios para o seu público-alvo. Contudo, não será quando a pessoa estiver em busca de algo no Google.
Mas sim quando estiver navegando por sites parceiros, que tenham relação com os temas, podendo interessar o seu perfil de cliente.
A rede de display do Google é enorme, o que garante que seu anúncio será amplamente divulgado, e visto por inúmeros clientes em potencial. A rede conta com mais de 2 milhões de sites parceiros, o que corresponde a mais de 80% dos acessos na rede brasileira.
Os sites parceiros autorizam que o Google Ads vincule os anúncios em blocos, de forma que o banner é veiculado por meio dessa rede de display.
Uma vantagem dessa modalidade de anúncio é o grande alcance, pois o seu conteúdo aparecerá para milhões de usuários.
Qual é a melhor forma de anúnciar?
Dessa forma, entende-se que a principal diferença entre rede de pesquisa e rede de display é que a primeira oferece uma conversão mais rápida.
Pois os anúncios aparecem para um público mais qualificado, uma vez que serão visualizados por pessoas que estão pesquisando pelo assunto.
Já no caso da rede de display, a conversão pode demorar mais. Pois, apesar de o anúncio aparecer para um número maior de pessoas, nem sempre essas pessoas estarão interessadas nele, já que estão em busca de outros conteúdos nos sites.
Por isso, cada uma dessas formas apresenta resultados diferentes, e você precisa avaliar qual o melhor momento para usar cada uma delas.
A rede de display, por exemplo, é bastante indicada para campanhas de remarketing. Pois o seu objetivo é impactar novamente quem já visitou seus anúncios.
Também funciona bem em campanhas de branding, que buscam tornar a marca bem conhecida, algo que a rede de display ajudará muito.
Para tirar o pleno proveito que o Google Ads tem é importante contar com a ajudar de uma agência de marketing digital data driven, muito mais do que uma agência tradicional, nós somos guiados por dados, e por isso tomamos decisões baseadas neles. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo, que um consultor especializado terá o prazer em te ajudar!