Dentro do extenso mundo do marketing digital, uma dúvida vem invadindo a mente de muitos anunciantes nos últimos anos: qual é a melhor plataforma para anunciar, Facebook ou Instagram?
Fato é que ambas as redes sociais possuem, hoje, milhões e milhões de usuários cadastrados.
Eles se conectam às plataformas todos os dias, e por diversas horas, garantindo um alcance gigantesco tanto para públicos alvo segmentados, como para a ampliação de tráfego, aumento de taxas de conversão ou quaisquer outros objetivos de marketing digital que uma marca possa ter!
No entanto, a dúvida que fica é onde anunciar: no Facebook ou Instagram? Como decidir onde deve investir e quanto? Afinal, será que existe mesmo uma rede social específica para o seu negócio? Ou seria melhor investir um pouco em cada?
Por isso, pensando nessas dúvidas, produzimos esse artigo com a finalidade de te ajudar a decidir e definir qual é a melhor rede social para você anunciar.
Portanto, devido ao tamanho e a influência que as redes sociais proporcionam ao público-alvo, elas, com certeza, não devem estar fora da estratégia de marketing do seu negócio.
Facebook ou Instagram – como escolher a melhor plataforma para anunciar
Como estávamos discutindo, as redes sociais se tornaram alguns dos principais meios para a promoção, permitindo alcançar milhares de pessoas todos os dias. Sem dúvida, muito mais do que se consegue alcançar com jornais ou televisão hoje em dia.
Por isso, as estratégias para anúncios em redes sociais estão ganhando cada vez mais força.
A seguir, elaboramos uma lista com os principais requisitos que você precisa levar em consideração, no momento de analisar qual das plataformas é mais assertiva para o seu público alvo: Facebook ou Instagram.
Enfim, qual dessas redes têm maior potencial de gerar mais resultados com os seus anúncios. Confira!
1 – Objetivos
O primeiro ponto é verificar qual é o objetivo do seu negócio dentro da internet. Esse é um ponto decisivo pois, por mais que ambas sejam redes sociais, cada uma delas trabalha melhor alguns aspectos do marketing.
Por exemplo, se a sua intenção é desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing, o Facebook é a melhor opção. Mas, se você quer focar em desenvolver o branding da sua marca, então, deve ir para o Instagram.
O marketing com foco em atrair audiência, criar conteúdo de valor, exibir produtos e serviços, impulsionar vendas e atingir o público alvo correto, é feito por diversas empresas dentro do Facebook e do Instagram, sendo as duas ótimas plataformas para isso.
2 – Os melhores formatos dos anúncios
As duas plataformas possuem formatos de anúncios que funcionam melhor em cada uma delas. Por isso, esse é outro aspecto muito importante para se analisar.
Então, se você quer fazer anúncios em vídeo, a maioria dos especialistas no assunto indicam que eles funcionam melhor no Facebook. Em contrapartida, os anúncios de fotos são perfeitos para o Instagram, por exemplo.
3 – Melhor engajamento da marca
Não medimos o engajamento de uma marca pelo número de seguidores. Hoje, esse número não é tão importante assim. Afinal de contas, mais importante do que ter seguidores, é ter pessoas que realmente terão alguma ação em relação ao seu produto ou serviço.
Por isso, a métrica do engajamento diz respeito à quantidade de seguidores que realmente se envolvem com o seu perfil, medindo o relacionamento com os potenciais clientes.
Alguns dados mostram que o Facebook possui mais de 60 milhões de páginas de empresa. Porém, apenas 32% dos usuários da rede se envolvem com alguma marca.
No Instagram, mais de 70% das empresas já usam a plataforma para marketing e 80% dos usuários da rede seguem, no mínimo, uma empresa. Desses, 68% se envolvem.
Sendo assim, se você está procurando por engajamento com a sua marca, por exemplo, o Instagram pode ser a melhor opção, pelo menos para o quesito de relacionamentos com o público alvo.
4 – Tipo de anúncio
Existem diversas maneiras diferentes de fazer um anúncio no Instagram ou Facebook.
No Facebook, existe um total de 11 tipos de anúncios que você pode montar, como vídeos, page links, carrossel, anúncios para gerar leads e vários outros.
No caso do Instagram, são apenas 4 tipos de anúncios disponíveis: em vídeo, foto, carrossel ou de stories; sendo que o que possui uma taxa de conversão maior são os anúncios de stories, com uma conversão 23% maior do que em feed.
5 – Métricas
O Facebook e o Instagram disponibilizam indicadores de desempenho para você analisar o resultado dos seus anúncios.
Independente da plataforma que você escolher, é extremamente importante que você acompanhe as métricas de marketing digital, para saber qual dos anúncios oferecem um retorno sobre o investimento (ROI) maior.
6 – Custos
Por fim, avalie os custos de cada plataforma, e o quanto de recursos você tem disponível para investir.
No geral, o CPC (Custo por Clique) no Facebook está em torno de R$ 0,30 e R$ 0,50 centavos. Mas, outros fatores podem influenciar nesse valor também, como o objetivo definido para o anúncio e a segmentação feita.
No instagram, o CPC fica na faixa de R$1,40. Mas também é importante considerar a segmentação e o tipo de anúncio.
O mais importante é comparar as taxas de conversão. Afinal de contas, muitas vezes, um CPC maior pode compensar bastante se conseguir gerar mais conversões.
Qual a melhor plataforma para anunciar: Facebook ou Instagram?
A verdade é que os anúncios feitos no Facebook ou Instagram são uma ótima oportunidade de ampliar o alcance da sua marca, aumentar o engajamento e as taxas de conversão.
Sendo assim, a melhor plataforma para anunciar dependerá muito do segmento da marca, de onde o público alvo dela está em maior quantidade, e dos objetivos no momento.
Por isso, seguindo as dicas acima, é possível analisar o comportamento e os resultados dos anúncios para, então, descobrir qual é a melhor plataforma para você.
Ambas possuem suas vantagens e desvantagens, como você pode ver ao longo do artigo. Com isso, o ideal é analisar o ROI dos anúncios, para descobrir qual deles oferece o melhor retorno para o seu negócio.
O cenário ideal é tentar aproveitar o melhor dos dois mundos, e gerar resultados diversos, como maior engajamento no Instagram e, ao mesmo tempo, aumento de conversões pelo Facebook.
Para ter resultados realmente eficientes para seu negócio, o ideal é contar com a ajuda de profissionais certificados e capacitados que planejarão a melhor estratégia com foco em alto desempenho e vendas, por isso, conte com a Hungry Digital, somos especialistas em data driven marketing, uma estratégia que tem como base dados para alta performance.
2 Comentários.
Eu sempre tive essa dúvida, e foi bom entender que não existe uma resposta correta, tudo depende de teste, muito bom mesmo.
bom conteúdo