Uma das datas mais importantes para o varejo nacional é o dia do consumidor, comemorado no dia 15 de março. Se você assim como nós, tem fome de conhecimento, vai gostar de saber um pouco mais sobre como surgiu essa data que tem ganhado cada vez mais relevância nacional.
Como surgiu o dia do consumidor?
A data foi criada em 1962 pelo presidente americano John F. Kennedy, com o objetivo de estabelecer os direitos do consumidor: de ser ouvido, à segurança, à informação e à escolha. Em 1985, a ONU instituiu a data mundialmente com o nome oficial de: “Dia internacional dos direitos do consumidor”.
Aqui no brasil, a comemoração do Dia do Consumidor celebra também o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. Além de celebrar os direitos dos consumidores, a data é marcada por diversos descontos, que muitas vezes começam alguns dias antes do dia 15 de março.
Insights do dia do consumidor
De acordo com o relatório do Dia do Consumidor 2020, fornecido pela Social Miner, a data no ano passado contou com um aumento significativo nas vendas, mesmo em um período de pandemia.
De acordo com a pesquisa de intenção de compra de 2020, 64,1% das pessoas já estavam por dentro da comemoração, sendo que esse número representou um aumento de 17,2% em relação ao ano de 2019.
Além disso, mais da metade dos participantes da pesquisa, informaram que tinham interesse em aproveitar as ofertas da ocasião, enquanto outros 31,1% estavam na dúvida. O que levando em consideração o momento vivido (uma pandemia mundial), é um cenário otimista, que gerou boas expectativas para o mercado no período, incluindo o varejo digital.
Os setores que mais venderam no dia do consumidor foram:
- Beleza (37,66%);
- Multicategoria (22,48%);
- Eletrônicos e Informática (20,69%);
- Moda e Acessórios (11,06%).
Mais curiosidades!
Baseado na pesquisa Webshoppers versão 42 da Ebit|Nielsen, entre 2019 e 2020, a intenção de compras, no mês de março, cresceu 18%. Esse aumento representa um total de R$ 1,41 bilhões movimentados pelo comércio online, conforme é possível observar no gráfico fornecido pela Ebit|Nielsen:
Outra informação interessante, é que as regiões norte e nordeste contribuíram em 1/3 para o crescimento das vendas no 1º semestre de 2020. Sendo que o faturamento da região nordeste aumentou em 107% e da região norte em 93%, conforme é possível observar no gráfico abaixo.
Ainda de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Consumer Survey em 2018, “em média, os entrevistados esperam despender R$ 690 no Dia do Consumidor, mais da metade da intenção de gasto na Black Friday 2017 (R$ 1.071)”. Com esse resultado incrível, muitos esperam que o dia do consumidor se torne uma espécie de “Black Friday do 1º semestre”.
O dia do consumidor no ano passado foi incrível, com um crescimento espetacular, mesmo em um momento de crise nacional, com isso, fica a dúvida: Será que esse ano o desempenho será tão bom? O que você acha? Deixe nos comentários!
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