A inteligência artificial tem crescido consideravelmente nos últimos anos, se mostrando capaz de realizar ações incríveis e que remetem ao que nós mesmos podemos fazer com um cérebro pensante.
Recentemente, tem se criado uma dúvida quanto ao futuro do SEO perante aos avanços que a inteligência artificial vem realizando, afinal, hoje já é possível utilizar esse recurso para a análise de dados – sendo possível alcançar taxas que para nós ainda é impossível.
Será que isso indica que em um determinado momento ela irá substituir o trabalho de uma agência especialista em SEO?
Quem trabalha com SEO já está calejado pelas mudanças e novas atualizações, afinal, o Google realiza essas mudanças frequentemente e é preciso se adequar para continuar tendo resultados através das técnicas e estratégias.
Então, o que será preciso para que haja um futuro do SEO com a inteligência artificial? Antes de responder a essa pergunta, vamos conferir algumas outras que devem vir primeiro.
O que é SEO?
Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) ou SEO se trata de um conjunto de técnicas que são utilizadas para que seja possível conquistar um bom posicionamento no Google, assim como em outros buscadores – como o Bing.
Ele é um dos grandes responsáveis por fazer o tráfego orgânico gerar resultados, pois ele consegue inserir a sua empresa no mapa, trazendo maior visibilidade e, consequentemente, mais usuários e vendas.
Um negócio que não investe em SEO hoje em dia pode acabar ficando para trás e sendo esquecido, o que resultará em péssimos resultados. Ou seja, são técnicas fundamentais para se fazer presente na vida do usuário.
O que é inteligência artificial?
Chamamos de inteligência artificial a inteligência que é demonstrada por máquinas quando executam determinadas tarefas consideradas complexas e que são associadas aos seres inteligentes. Ou seja, são máquinas que conseguem funcionar de maneiras parecidas com o tipo de pensamento que nós, seres humanos, possuímos.
Como a inteligência artificial vai mudar o SEO?
A principal mudança estará na precisão dos resultados. A inteligência artificial é uma máquina, capaz de oferecer dados muito precisos em pouco tempo, enquanto nós, seres humanos, podemos errar ou alcançar um bom resultado que ainda assim não chega a ser exato.
Essa precisão dos dados poderá mudar a forma como o SEO é feito, mas para algo ainda mais positivo. Os dados são uma parte fundamental em um planejamento estratégico, quanto mais exato ele for melhores serão as possibilidades de chegar no objetivo esperado e sem correr grandes riscos.
Por exemplo, quanto mais exato for o perfil de uma empresa no meio digital, melhor será a segmentação para o público-alvo e, consequentemente, isso irá gerar mais engajamento e novas vendas.
O futuro do SEO com a inteligência artificial
Certamente, a inteligência artificial virá como uma grande aliada para as estratégias de SEO que são feitas em grandes empresas e agências. Haverá mudanças, assim como sempre há, e mais uma vez se manterão firmes aqueles que souberem adotar essas mudanças e investir em algo de grande valor.
Com a IA, os especialistas em SEO conseguirão adquirir resultados ainda mais exatos, melhorar a automatização da comunicação, será possível prever classificações, estar ainda mais atento às atualizações do Google através da análise dos motores de busca e muito mais.
Temos aqui uma parceria que poderá dar muito certo, oferecendo ainda mais qualidade na busca por resultados por meio de estratégias de SEO.
Conclusão
O SEO em si não pode ser substituído pela inteligência artificial, mas ela poderá contribuir para a automatização de algumas das etapas, como é o caso da pesquisa por palavras-chave, otimização de sites, gerador de links, dentre outras.
Com isso, podemos concluir que se tratam de duas grandes forças que, juntas, poderão oferecer um resultado nunca visto nas estratégias para consultoria SEO.