Se você quer saber como o marketing digital pode te ajudar na redução de custos, então você chegou ao lugar certo!
O marketing digital tem se tornado cada dia mais necessário, e presente no dia a dia das empresas. Afinal, atualmente, ter sua empresa na internet não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para quem quer ver seu negócio crescer e conquistar cada vez mais clientes.
É essencial usar as ferramentas digitais para a divulgação de empresas. Se a internet já fazia parte da vida de milhões de brasileiros, a partir de 2020 essa realidade se intensificou ainda mais.
Pois as mudanças causadas por conta da pandemia do novo Coronavírus são muitas, inclusive os termos mais procurados de 2020 mostram bem essa nova realidade. Por isso, o aumento do uso da internet em todas as esferas da vida, é algo que veio para ficar. Por isso, deve permanecer, mesmo quando a pandemia acabar.
Então, quer saber mais como funciona o marketing digital, e como ele pode impactar de forma positiva nas finanças da sua empresa?
Continue lendo este artigo! Nele, vamos explicar o que é marketing digital e como você pode usá-lo para promover redução de custos na sua empresa, aumentando a sua margem de lucro!
O que é marketing digital?
A necessidade do uso de internet para resolver as demandas diárias já vinha aumentando muito. Sendo assim, até mesmo quem não usava com tanta frequência passou a usar, e agora também estão cientes das facilidades que a digitalização pode oferecer.
Para quem tem uma empresa, o uso do marketing digital pode trazer muitos benefícios. Afinal, além de divulgar a empresa e ampliar os contatos, o uso dessas tecnologias irá proporcionar uma significativa redução de custos para o seu negócio.
Para quem tem uma empresa, o uso do marketing digital pode trazer muitos benefícios. Afinal de contas, além de divulgar a empresa e ampliar os contatos, o uso dessas tecnologias também irá proporcionar uma significativa redução de custos para o seu negócio.
O marketing digital é o tipo de propaganda feita por meio de ferramentas, cujo acesso se dá em ambientes virtuais, como redes sociais, sites e e-mails, por exemplo. Com isso, as empresas podem se aproximar mais de seu público, gerando uma comunicação mais eficaz.
Dessa forma, com o marketing digital, é possível estabelecer sua marca no mercado, e melhorar a comunicação com o público-alvo.
Enfim, agora que você já sabe o que é marketing digital, veja como essa ferramenta pode te ajudar na redução de custos dos seus negócios!
5 Estratégias do marketing digital que promovem redução de custos
Abaixo, listamos as principais estratégias usadas no marketing digital, que podem promover uma grande redução de custos para o seu negócio. Acompanhe com atenção:
• 1# – Segmentação de público
Antes da internet, era praticamente impossível escolher o público que teria acesso à divulgação da sua marca. Assim, quando você anuncia a sua marca em comerciais de TV, rádio, revistas, jornais ou mesmo em outdoors, você não tem como definir para quem veicular a publicação.
Dessa forma, você acaba gastando muito dinheiro com divulgação que, muitas vezes, pode chegar a pessoas que não se encaixam no perfil de potencial cliente para sua marca.
Contudo, com o marketing digital, você pode gastar menos dinheiro, atingir um público mais específico, e que tenha um grande potencial de se tornar um cliente da sua marca.
Existem ferramentas online que facilitam a segmentação do público. Com elas, é possível definir palavras-chaves relacionadas à localidade, interesses, gênero, idade e renda, e de que forma que sua divulgação será direcionada para um público específico. Ferramentas como Facebook Ads e Google Ads ajudam a fazer essa segmentação.
Esse tipo de ação ajuda muito a melhorar a eficácia dos seus anúncios e, com isso, é mais fácil convertê-los em novos clientes gastando menos.
A internet não possui fronteiras. Por isso, o marketing digital permite que você aumente o alcance da sua marca, sem ter que gastar mais por isso.
Divulgar o seu negócio na internet, permite que você possa alcançar uma quantidade cada vez maior de clientes potenciais, permitindo uma redução dos gastos em relação à divulgação offline, que é mais restrita a um espaço específico, e acaba saindo mais cara.
• 2# -Resultados que podem ser mensurados
Outro benefício do marketing digital é a possibilidade de medir a eficiência da sua divulgação. Afinal de contas, quando você utiliza uma divulgação por meio de mídia offline, a mensuração dos resultados é mais complexa. Pois o único indicador que você pode considerar é o aumento da sua demanda, no período de veiculação do anúncio.
Porém, não tem como saber ao certo até que ponto esse aumento provém especificamente da ação de marketing utilizada.
Em contrapartida, com o marketing digital, é possível acessar com facilidade os indicadores de acesso ao anúncio. Independente se você está trabalhando com divulgações pagas ou gratuitas, você tem como acessar indicadores de desempenho da sua campanha.
Assim, você consegue observar a quantidade de visualizações do anúncio e as reações de quem visualizou (curtidas). Bem como os cliques em links que constem na divulgação.
Dessa maneira, é possível saber quantos cliques vieram da campanha online, se ela de fato está sendo eficaz ou se precisa ser melhorada.
Com isso, você terá uma boa redução de custos com anúncios que não estejam surtindo o efeito desejado. Afinal de contas, você conta com ferramentas que permitem mensurar sua eficácia com rapidez e precisão.
• 3# -Pagamento por interação ajuda na redução de custos
Outra forma de redução de custos com marketing digital, é a possibilidade de utilizar plataformas que fazem a cobrança conforme os clientes interajam com o seu anúncio.
Ou seja, existem formas de veicular divulgações por meio de marketing digital, e só pagar quando um cliente em potencial interage com o seu anúncio, clicando no seu link, por exemplo.
Assim, você cadastra um cartão de crédito em sua conta na plataforma e só será cobrado quando o seu anúncio de fato surtir efeito, gerando cliques de pessoas interessadas em conhecer melhor a sua marca.
• 4# -Correção de erros sem custo e de forma imediata
Outra característica do marketing digital, que pode ajudar na redução de custos com suas divulgações, é a possibilidade de corrigir seus anúncios de forma rápida e sem custos adicionais.
Se você manda produzir um material impresso, cartaz ou outdoor, por exemplo, e após a divulgação do trabalho, percebe algum erro de digitação ou do contato, é provável que você tenha dificuldades para solicitar a correção do material. Pois isso gera custos extras, além do tempo que o material vai demorar para ficar pronto novamente.
Com o material digital, esse problema é quase inexistente. Afinal, se for identificado qualquer erro no material, a qualquer momento, é muito fácil e rápido realizar as alterações necessárias, sem gerar gastos extras nem para o anunciante, e nem para a empresa que elaborou o material.
• 5# -Permite o contato imediato
O marketing digital tem mais uma vantagem em relação ao marketing offline, que é a rapidez do contato de pessoas interessadas no seu anúncio.
No marketing offline, o cliente pode se interessar pelo seu anúncio, talvez até anote o seu contato. Porém, pode acabar se esquecendo de entrar em contato em outro momento.
Quando o anúncio está a um clique de distância, os contatos imediatos ocorrem com mais frequência. Pois o cliente que se interessar pelo seu anúncio, pode clicar no link oferecido por você, o que é uma grande oportunidade de contato imediato.
Assim, você já pode iniciar a negociação, ou até entrar em contato com o cliente, facilitando a vida dele. Afina, você pode promover anúncios com links que já direcionem para o seu site, ou para contatos de WhatsApp, por exemplo.
Agora que você já conhece os benefícios do marketing digital para a redução de custos com anúncios da sua marca, é hora de começar a investir nesse tipo de divulgação, para ampliar a visibilidade de sua empresa ou marca, e aumentar muito o seu lucro. Ficou interessado em vender mais com a ajuda do marketing digital? Então fale conosco!