Os princípios do marketing costumam ser um dos primeiros conhecimentos que adquirimos quando ingressamos nos estudos sobre o marketing. Esses princípios surgiram, originalmente, com os 4 Ps do marketing – que representam as palavras: produto, preço, praça e promoção.
Com o passar do tempo, e tendo ocorrido diversos avanços nos conceitos e estratégias de marketing (principalmente quando falamos de marketing digital), passaram a aparecer novos “Ps” para compor esses princípios.
A seguir, vamos conhecer, primeiramente, os 7 Ps do marketing, que são os 4 citados acima, além de: pessoas, processo e percepção. Confira!
Os 4 Ps do marketing
Os 4 Ps do marketing se tratam de um conjunto de estratégias de marketing que contribuem para a criação e promoção de determinados produtos ou serviços pertencentes a uma empresa. Isso, claro, garante bons resultados no processo. Os 4 Ps são:
Produto
O produto é o primeiro “P”, se referindo ao próprio produto, neste caso, o que a empresa está ofertando ao público-alvo. No P de produto estará inclusa todas as características do produto analisado, como seu design, qualidade, tipo de embalagem utilizada, dentre outras questões que podem fazer com que o produto seja mais atraente no mercado.
Preço
Em seguida, temos o “P” de preço, que se refere ao valor final do produto que está sendo estudado. A definição do preço de um produto é um assunto de extrema importância, afinal, com a precificação errada a empresa poderá sair no prejuízo.
O intuito é encontrar um preço que seja interessante para o cliente, que seja justo e que, consequentemente, gere lucro para a marca.
Além disso, o preço pode muito bem funcionar como uma estratégia de posicionamento no mercado, por isso, deve ser muito bem analisada as opções de acordo com a realidade da empresa.
Praça
O “P” de praça também pode ser reconhecido como distribuição, embora não seja algo muito comum por conta do conceito de haver 4 Ps.
A praça irá se referir à distribuição de um produto, o que acaba incluindo a escolha sobre quais serão os canais de distribuição da empresa – se utilizará o e-commerce (comércio eletrônico), lojas físicas, se será um produto presente em distribuidoras, etc.
Além disso, também é preciso estudar a logística no “P” de praça, para que seja feito o armazenamento correto dos produtos e ter uma entrega de qualidade (em casos de um e-commerce, por exemplo).
Promoção
O último “P” dos 4 Ps originais é o de promoção. Muitos podem confundir essa promoção com descontos no valor do produto, mas na verdade ele se refere a como o produto será promovido no mercado.
Para isso, estarão incluídas em promoção o estudo das atividades de marketing que podem ser utilizadas (e aí, sim, entra a promoção), podendo contar com publicidade e outras opções para se comunicar com o público-alvo do produto.
É a partir da promoção que se criará uma certa curiosidade sobre o que a empresa está entregando e interesse em adquirir os produtos.
Os 7 Ps do marketing
Agora, também podemos contar com outros 3 Ps do marketing, que são:
Pessoas
O “P” de pessoas inclui todas as pessoas que estão ligadas ao produto de uma empresa, como os responsáveis pela produção, os que cuidam do design do produto, etc, assim como os clientes, fornecedores e todos os demais.
Com este princípio, é possível estudar e buscar entender o comportamento das pessoas, suas necessidades e maiores desejos. Isso irá contribuir para uma ligação maior entre empresa e todas as pessoas envolvidas. Além disso, contribui para o entendimento sobre o que elas buscam.
Processo
O “P” de processo diz respeito ao conjunto de atividades realizadas pela empresa, sendo executadas com o intuito de criar, promover e entregar um determinado produto ao seu cliente final.
Neste processo está incluso cada etapa, desde o desenvolvimento do produto até que ele chegue ao destino final. Tendo conhecimento dessas etapas, torna-se mais fácil obter bons resultados e maior eficiência e qualidade nas entregas.
Percepção
Por último, temos o “P” de percepção, que representa a forma como o cliente vê a empresa, assim como seus produtos, serviços, etc. Por isso, é essencial que a empresa trabalhe em sua imagem, visando sempre a positividade.
Para construir essa imagem, com o intuito de melhorar a percepção do cliente, é preciso investir em ações que condizem com o que a empresa prega, como seu valor, missão, visão, etc.
Cuide do relacionamento com o seu cliente, essa é a mensagem que o “P” de percepção quer passar. E isso deve ser feito em todas as etapas, mas principalmente no atendimento e no pós-venda.
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Aplicar os 7 Ps do marketing pode parecer uma atividade complicada para pessoas que não são profissionais de marketing, mas, para os especialistas no assunto, é possível fazer tudo isso e alcançar os resultados esperados para o negócio.
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