Atualmente, existem diversas estratégias de marketing que possuem o objetivo final de gerar leads e vendas – e, mais que isso, de sanar necessidades apresentadas por possíveis clientes. O Inbound Marketing junta algumas delas e, hoje, é algo muito utilizado por empresas dos mais variados segmentos.
A seguir, vamos entender melhor o que é o Inbound Marketing, como ele funciona, quais ferramentas utiliza e demais informações relevantes sobre o tema. Confira!
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que são utilizadas com o objetivo de atrair e converter possíveis clientes por meio da interação, utilizando conteúdos que sejam relevantes para eles.
Utilizando as estratégias do Inbound Marketing, você não estará indo atrás dos seus clientes e sim explorando os canais com o intuito de que eles te encontrem. Esses canais são os mecanismos de busca (como o Google), as redes sociais, sites, e-mails, etc.
Este conceito de fazer com que o cliente vá à sua empresa nasceu com Brian Halligan e Dharmesh Shah, com o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, que foi lançado em 2009.
Desde então, vem se popularizando, sendo estudado e criando novas possibilidades para negócios e, claro, novas estratégias para garantir os resultados. Hoje, tanto grandes quanto pequenas empresas possuem o Inbound Marketing presente no setor de Marketing, para garantir todas as formas possíveis de conquistar novos clientes.
Como o Inbound Marketing funciona?
O Inbound Marketing pode ser dividido em 5 etapas, são elas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Cada uma delas terá um papel fundamental no resultado final, por isso, devem ser seguidas corretamente. Juntas, formam uma excelente estratégia de marketing.
Atrair
Na primeira etapa, temos a atração, que é destinada a chamar os possíveis clientes até o seu conteúdo – seja nas redes sociais, em um site, e-mail, etc. Será feito um planejamento e montada uma estratégia de atração do público-alvo.
Nessa etapa, são utilizadas estratégias de SEO, conteúdos relevantes, anúncios, e-mail marketing etc.
Converter
Em seguida, temos a fase de conversão. Converter diz respeito a conseguir que o seu público ofereça informações pessoais em troca de algum bônus.
Por exemplo, você pode solicitar o e-mail de uma pessoa com o intuito de fornecer descontos e informações privilegiadas periodicamente, como em uma newsletter.
Relacionar
Agora que você já tem as informações que precisava, é o momento ideal para interagir com esse lead, criar uma relação e garantir que esteja presente nos principais momentos.
A empresa poderá enviar e-mails com ofertas e promoções exclusivas, montar uma newsletter e outras práticas que irão te ajudar a nutrir esse lead, ou seja, construir um relacionamento duradouro.
Isso ajuda a encurtar a relação entre cliente e empresa, o que também contribui para os resultados esperados.
Vender
Tudo o que foi feito até agora foi com o intuito de chegar a essa etapa do processo de Inbound Marketing, que é a venda. Nesta etapa, você poderá direcionar o cliente a um site ou até um vendedor responsável pela finalização.
Analisar
Por fim, será feita a análise de todo o processo para conseguir mensurar o que, de fato, gerou bons resultados e o que pode não ter funcionado em sua estratégia. É o momento de estudar todo o processo para que seja possível manter as melhores ações para o seu negócio.
Quando não é feita uma análise após uma campanha, seja ela de Inbound Marketing ou não, fica difícil saber o que deu certo e o que deu errado no processo.
Ferramentas do Inbound Marketing
O Inbound Marketing conta com diversas estratégias. Por isso, ele também precisa de uma grande variedade de ferramentas disponíveis.
Por exemplo, você poderá contar com um blog para produção de conteúdos atrativos, utilizar das redes sociais para compartilhar seus produtos e conhecimentos, montar landing pages para ter uma interface bem planejada e enviar e-mails para melhorar o engajamento dos leads.
Benefícios do Inbound Marketing para a minha empresa
Além de oferecer todas as estratégias necessárias para o crescimento do seu negócio, o Inbound Marketing contribui para o crescimento de sua empresa, oferecendo maior credibilidade no mercado, assim como aumento da visibilidade e resultados frequentes.
Conte com uma agência de marketing digital especializada!
Ao oferecer um serviço de Inbound Marketing, a agência está oferecendo a possibilidade de crescimento escalável, tendo uma boa previsão do que estará por vir com os resultados.
Parece impossível, mas é isso que o marketing é capaz de fazer quando se tem os conhecimentos necessários.
Conheça a Hungry, uma agência de marketing digital especializada em Inbound Marketing, e passe a escalar o seu negócio.